Para enfrentar pandemia, povos indígenas da região Sul lançam plano emergencial

Foto: Divulgação

Os povos indígenas da região Sul do Brasil lançam, hoje (24) às 14h (horário de Brasília), um plano regional para o enfrentamento emergencial da pandemia da Covid-19. A doença afeta a cada dia milhares de indígenas da região que vivem dentro e fora dos territórios tradicionais. O enfrentamento da Covid-19 é uma mobilização pela vida da Articulação dos Povos Indígenas do Sul (Arpinsul), da Comissão Guarani Yvyrupa e da Frente Indígena e Indigenista de Enfrentamento ao Covid-19 na região sul.

Com mais de 550 casos confirmados da doença e 9 óbitos na região, os oito povos do Sul estão organizados para o enfrentamento do novo coronavírus. O plano propõe 14 frentes de ação para prevenção, contenção da expansão do vírus e melhores condições de tratamento das pessoas contaminadas.

A proposta que busca salvar vidas indígenas da região Sul é vinculada ao Plano Emergência Indígena da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e propõe medidas para que o Governo Federal cumpra o seu papel de buscar soluções de curto, médio e longo prazo para as violências sofridas pelos povos indígenas durante a pandemia.

O lançamento do Plano Emergencial de Enfrentamento ao Covid-19 para os povos indígenas e territórios da região Sul na página do facebook da Arpinsul: Arpinsul Indígenas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo