Colheita de algodão chega a 72% em MS

Foto: Embrapa / Divulgação

Colheita do primeiro ciclo do algodão em Mato Grosso do Sul chega na sua reta final. Dados levantados pela Associação Sul-Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampasul), nesta quarta-feira (22), apontam que já foram colhidos 72 % das lavouras, o que corresponde a mais de 22 mil hectares, com destaque para regiões norte e nordeste, responsáveis por 94 % da área total do Estado nesse ciclo.

Com uma média de produtividade de 305 arrobas por hectares até o momento, a produção nesta safra tem sido considerada positiva pela Ampasul, considerando o cenário climático enfrentado na atual safra.

“A colheita está sendo muito rápida, devemos finalizar o primeiro ciclo ainda no mês de julho. Isso se deve ao investimento dos produtores em colheitadeiras mais modernas e ágeis, e ao clima que favoreceu com poucas chuvas no período. Os produtores continuam investindo em insumos e tecnologias, o que tem contribuído para altas produtividades e qualidade de fibras. Apesar da estiagem que a cultura sofreu durante o ciclo, temos como meta alcançar a produtividade da safra anterior que foi de 309 arrobas por hectare. Ainda que os preços da pluma não estão favoráveis, considerando as produtividades e a boa qualidade das fibras, tem sido uma safra positiva”, destaca o diretor executivo da Associação, Adão Hoffmann.

A equipe de campo da Ampasul segue com o monitoramento da colheita, com previsão de fechar os dados da atual safra nas próximas semanas. A entidade alerta para o vazio sanitário do algodão em Mato Grosso do Sul:

Região norte e nordeste: 15/09 a 30/11

Região central: 01/08 a 15/10

Região sul: 15/06 a 30/08

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo