UEMS prossegue com atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) tem prosseguido com suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desde o retorno das aulas remotas, um processo gradual que hoje abarca 100% dos cursos de Graduação e Pós-Graduação ofertados pela Universidade. Nesse sentido, a gestão da UEMS tem desenvolvido diversas ações e direcionamentos estratégicos, de modo a garantir todo o suporte necessário para a realidade do ensino remoto objetivando o menor impacto possível aos estudantes da instituição.

UEMS Dourados – Foto: Divulgação

Desde a decisão obtida em sessão virtual histórica do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), ocorrida nos dias 18 e 19 de maio, que aprovou a não suspensão do Calendário Acadêmico da UEMS para o ano de 2020, a reitoria da Universidade, em trabalho conjunto com diversas instâncias internas, tem atuado em várias frentes sempre com o objetivo de resguardar a qualidade possível nos processos de Ensino, Pesquisa e Extensão visando uma constante e progressiva melhoria da aplicação do ensino remoto neste período de pandemia.

“O momento atual exige de todos nós um protagonismo institucional. Esse protagonismo é construído a várias mãos. É um trabalho árduo e articulado com todas as pró-reitorias, em particular a PROE, diretorias e assessorias, além das coordenadorias dos cursos”, informa Celi Corrêa Neres, vice-reitora da UEMS. Ela explica que as ações estratégicas são executadas de modo assertivo, justamente pela ampla discussão junto à comunidade acadêmica e, também, por colaboração externa, em especial, as Secretarias do Governo Estadual. Dentre estas ações em parceria com o Governo, cabe destacar a autorização conjunte firmada entre a reitoria da UEMS e Secretário Eduardo Riedel, para a abertura de Edital que ofertará 800 bolsas de Auxílio Internet.

Ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) sempre foram garantidos a voz e voto nas decisões institucionais, de acordo com a vice-reitora. A entidade sempre é consultada sobre as adaptações e procedimentos. Outro ponto importante é a articulação interinstitucional à qual a UEMS tem se dedicado e que tem rendido frutos muito positivos. “As parcerias são fundamentais para que alcançarmos nosso objetivo de garantir que nenhum dos nossos estudantes fique sem atendimento e suporte educacionais, sem acesso a conteúdos e materiais. A gestão da Universidade está dedicada a garantir a aprendizagem, frente a todas as limitações impostas pela crise de pandemia da Covid-19”, ressalta Celi.

A exemplo de outras instituições de ensino superior, a UEMS teve que readequar toda sua estrutura no cenário de crise pandêmica. Mediante um trabalho multisetorial orientado, em grande parte, pelo Comitê de Ações em Urgências e Emergências em Saúde (CAUES) a Universidade aprovou uma diretrizes considerando o Plano Institucional de Biossegurança, elaborado em colaboração por docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina, juntamente com as gerências de Unidade e entidades representantes de classe: Diretório Central dos Estudantes (DCE), Sindicato dos Técnicos (Sintauems) e Associação dos Docentes (Aduems). O Plano de Biossegurança da UEMS pode ser acessado AQUI.

Profa. Dra. Celi Corrêa Neres, Vice-reitora da UEMS – Foto: Divulgação

Melhorias dos Processos de Aulas Remotas

Em outra frente de trabalho, a Diretoria de Educação a Distância (DED), juntamente com a Diretoria de Informática (DINF), sempre em consulta à Pró-reitoria de Ensino (PROE) e Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), elaboraram uma sólida Rede de Suporte a professores e alunos, com o estabelecimento de canais para encaminhamento de dúvidas sobre processos de ensino remoto, além de Guias, Vídeos Instrucionais, Manuais de Orientação, Vídeoaulas sobre Usos do Microsoft 365 e da Plataforma Microsoft Teams. Para além disso, a DED mantém um Canal na Plataforma do Youtube com todo o acervo de vídeos produzidos com acesso público à toda comunidade interna da UEMS (Acesse AQUI).

Elencamos as ações desenvolvidas no âmbito da Diretoria de Ensino a Distância (DED/UEMS), em conjunto com a Diretoria de Informática (DINF) podemos destacar: 1. criação de linha de comunicação com a comunidade acadêmica através do e-mail duvidas.tice@uems.br ; 2. o atendimento e suporte técnico à Comunidade Acadêmica em relação ao AVA Moodle UEMS, no e-mail moodle@uems.br ; 3. Atendimento e suporte técnico à Comunidade Acadêmica em relação ações de capacitação ao Moodle, no e-mail capacitacao.ead@uems.br ; 4. Cadastro de todas as turmas de graduação e pós-graduação na plataforma Microsoft TEAMS; 5. Elaboração dos arquivos de cadastro para professores, alunos e disciplinas da graduação para o registro na plataforma Microsoft Office 365 Educacional. Notas de Esclarecimento com função orientativa também foram expedidas.

Permanência e Assistência Estudantil

Outro importante eixo estratégico da Universidade com foco na permanência dos acadêmicos foi trabalhado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), que organizou os Editais do Programa Institucional de Assistência Estudantil (PIAE) para apoiar a permanência de estudantes, mantendo o pagamento dos auxílios, mantendo o auxílio emergencial e, ainda, elaborando Edital com uma segunda edição do PIAE. O Edital Nº 010/ 2020 – Edição 1 – PIAE – Auxílio Permanência e Auxílio Alimentação – PROEC/UEMS concedeu o pagamento de 350 auxílios permanência e 420 auxílios alimentação, com vigência de abril de 2020 a fevereiro de 2021.

Já o Edital Nº 014 / 2020 de Fluxo Contínuo – PIAE – Auxílio Emergencial PROEC/UEMS, que inicialmente foi previsto 52 auxílios, mas em virtude da pandemia, isolamento social e a suspensão das atividades presencias, a PROEC solicitou aumento no número de auxílios e obteve parecer favorável da Procuradoria Jurídica e da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (PROAP), totalizando o pagamento de 92 auxílios emergenciais referentes ao final do mês de abril até o meio do mês de junho. Por fim, o Edital Nº 046/ 2020 – Edição 2 – PIAE – Auxílio Permanência e Auxílio Alimentação – PROEC/UEMS ofertou 150 auxílios permanência e 180 auxílios alimentação com vigência de julho de 2020 a fevereiro de 2021.

“É válido reiterar que a UEMS é uma instituição universitária que tem como missão a interiorização do Ensino Superior. Todo o trabalho desenvolvido é fortemente influenciado neste sentido. Justamente por essa sensibilidade, destaco uma ação muito importante aos nossos alunos indígenas da Unidade Universitária de Amambai. Garantimos a impressão de 16 mil cópias destinadas a alunos indígenas que não possuem acesso à Internet, pois não tem sinal disponível na aldeia que eles residem”, informa a vice-reitora da UEMS.

Celi finaliza ponderando que, neste esforço conjunto, garantir a distribuição desse material a estes alunos é um exemplo de responsabilidade institucional e inclusão. “Nossa Universidade está à disposição da população sul-mato-grossense e acreditamos muito no poder que a Educação tem para mudar realidades, mudar vidas. A crise chegou e tivemos que nos reinventar, mas com toda certeza, sairemos dessa pandemia muito mais fortes do que quando nela fomos forçados a nos submeter. Sigo acreditando que tudo vai passar e estaremos muito mais amadurecidos quando este momento tão aguardado chegar”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo