Dia dos Pais: Maioria quer comprar presente pessoalmente, comércio deve observar biossegurança

Pesquisa do Sebrae/MS e Fecomércio/MS apresenta intenção de consumo para data comemorativa no Estado.

A maioria dos consumidores sul-mato-grossenses pretende comprar o presente para o Dia dos Pais pessoalmente, por isso, a orientação é que os comerciantes observem as medidas de biossegurança. O estudo com a intenção de consumo para a data foi divulgado nesta quarta-feira (15) pelo Sebrae/MS e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF/MS).

Entre os que irão presentar, estudo aponta que a preferência segue por roupa (27%), perfume e loção pós barba (15%) e relógio (12%). Imagem: Shutterstock

De acordo com o levantamento, 74% dos consumidores devem ir até o comércio adquirir a lembrança, e para 84%, a entrega do presente será feita pessoalmente. Na visão da analista do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt, é preciso ter atenção ao comportamento. “Como a compra no presencial foi destaque, é importante que o lojista garanta questões de biossegurança, para conforto e segurança do cliente e proteção aos colaboradores”, disse.

A pesquisa mostra que a data, comemorada no domingo, 9 de agosto, deve injetar R$ 130,96 milhões na economia sul-mato-grossense – um resultado 20% menor que no ano anterior, quando a projeção foi de R$ 163,70 milhões. Do total para 2020, R$ 79,02 milhões serão gastos com presentes (60%), e o restante, R$ 51,94 milhões, em comemorações (40%).

“Percebemos que a intenção de consumo está muito aquém do esperado, mas que já está menos pior, na comparação aos meses anteriores. Esse resultado um pouco mais otimista também pode estar associado a redução da velocidade com que as demissões estão ocorrendo, principalmente no terceiro bimestre do ano”, explica a economista do IPF-MS, Daniela Dias.

Oportunidades para empresários

Entre os consumidores que irão presentar, a preferência da maioria segue por roupa (27%), perfume e loção pós barba (15%), relógio (12%) e o restante não sabe (18%). Entre os principais atrativos para compras, os entrevistados citaram o pagamento à vista com benefícios (46%), atendimento (36%) e medidas sanitárias (15%).

“É preciso que o empresário pense em vantagens para este cliente no pagamento à vista, seja uma promoção ou brinde, e isso deve ser avisado antecipadamente ao cliente, nas redes sociais. É importante que as empresas ofereçam produtos de faixas de preço variadas, para que consigam atender a diferentes perfis”, destaca a economista do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt.

Já no caso das comemorações, o estudo aponta que elas deverão ocorrer em grupos pequenos, o que também pode ser uma oportunidade. “A preferência por comemorar é uma tendência, observada em momentos de insegurança do mercado. E, nas comemorações em casa, existem oportunidades para dois segmentos: restaurantes e supermercados. É preciso pensar em serviços de entrega na preparação de alimentos”, finaliza.

Pesquisa

A pesquisa também projeta um cenário pós-pandemia, e neste caso, as vendas conseguiriam chegar ao montante de R$ 140,63 milhões. O estudo aplicou por telefone 1.693 questionários entre 22 de junho a 06 de julho, com grau de 95% de confiança. Foram ouvidos consumidores em Campo Grande, Dourados, Corumbá/Ladário/Bonito, Coxim, Três Lagoas e Ponta Porã. É possível acessar a íntegra no DataSebrae.

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