Ações do Dia C no MS arrecadam cerca de 88 toneladas de alimentos

Além de mais de 70 mil máscaras e diversos itens

Compromisso com a comunidade! Sábado passado, dia 4/7, ao celebrar o poder das atitudes simples, materializadas por meio do Dia de Cooperar (Dia C), as cooperativas brasileiras também comemoraram o Dia Internacional do Cooperativismo, junto com mais de 100 outros países.

Foto: Divulgação

No Mato Grosso do Sul, ao longo do ano, as cooperativas promoveram ações sociais, que este ano foram adaptadas devido à pandemia. Em Campo Grande, ocorreu um drive-thru de arrecadação em três pontos da cidade.

Pelo interior, diversas campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos, EPIs, material de higiene e limpeza ocorreram. Todo esse esforço coletivo arrecadou 88 toneladas de alimentos, 1547 litros de leite, 7460 peças de roupas e calçados,73 760 máscaras, 377 unidades de cobertores e edredons, 1,3 toneladas de kits de higiene e álcool gel, 2 respiradores e 11 termômetros digitais.

Um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade e neste momento está mais aflorado do que nunca. As cooperativas promoveram diversas ações sociais do Dia C – Dia de Cooperar, que é um movimento de voluntariado que tem iniciativas totalmente alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU para erradicar a pobreza extrema no mundo até 2030.

Aqui no Brasil, a celebração ocorreu de norte a sul, envolvendo milhares de pessoas que acompanharam a programação no conforto e segurança de suas casas. Até agora, o vídeo da celebração teve mais de 9,2 mil reproduções.

Números no Brasil

Os números do Dia C mostram o quanto as cooperativas atuam para reduzir as desigualdades e contribuem com a erradicação da pobreza extrema, foco da ONU por meio de seus ODS. Confira os números:

 Até o momento, já tivemos 141.058 pessoas beneficiadas com as iniciativas do Dia C, sendo que 136.551 brasileiros foram alvo de iniciativas diretamente ligadas ao combate aos efeitos da covid-19. A previsão é que o Dia C 2020 beneficie mais de 3 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Estamos com 1.895 iniciativas inscritas em nosso sistema, das quais 1.517 estão ligadas ao combate dos impactos gerados pela pandemia. Em 2019, nesse mesmo período, nós tínhamos 1.516 iniciativas inscritas.

Quando analisamos as iniciativas por ramo, vemos que o Crédito é o que tem mais ações cadastradas (71,3% do total de iniciativas). E, ao observarmos os ramos que mais atuam, até agora, para reduzir os efeitos da pandemia temos o Crédito e o Trabalho e Produção de Bens e Serviços, respectivamente com 79,7% e 77,5%. Já Transporte balanceou suas iniciativas, sendo 51,4% delas ligadas à pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo