Ações sociais marcam a celebração do Dia de Cooperar

Em Campo Grande haverá drive thru de arrecadação

O cooperativismo nunca foi tão moderno, necessário e adequado como agora. Um sistema econômico que tem mais de 170 anos de história e cerca de 1 bilhão de cooperados pelo mundo pode ser uma alternativa viável no momento em que estamos vivendo. Pois zela pelas pessoas, no qual o interesse mútuo e as ações coletivas são o mote principal, mas sem nunca esquecer que é uma organização econômica.

Neste sábado, dia 04 de julho, é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo e no Brasil realiza-se a o Dia C – Dia de Cooperar, que é um movimento de voluntariado que tem iniciativas alinhadas com os “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Foto: Divulgação

Somente em 2019, foram: 1977 cooperativas participantes, 1257 municípios de todos os estados e 2,6 milhões de pessoas beneficiadas. Em 2020, devido à pandemia, as ações estão diferentes, mas com mais força.

“Mesmo com o momento complicado que estamos vivendo, o cooperativismo tem muito a comemorar. O cooperativismo não é apenas uma filosofia de vida e sim uma forma de organização viável economicamente e socialmente justa. Os empreendimentos cooperativos são um pilar importante na economia. Somente no Mato Grosso do Sul representa 10% de PIB estadual, congrega cerca de 100 cooperativas, com mais de 350 mil associados, gerando aproximadamente 8 mil empregos diretos”, destaca o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis.

Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quase metade do que vem do campo passa por produtores rurais associados a cooperativas. Hoje, elas produzem 75% do trigo do Brasil e lideram o cultivo do café (55%), milho (53%) e soja (52%). Boa parte do leite (46%) e do feijão (43%) também passa por elas.

O cooperativismo não é só importante no agronegócio, também tem peso considerável em demais segmentos, como no mercado financeiro, na saúde e no transporte. Grandes marcas são cooperativas e dão escala a pequenos produtos.

Por isso, o Dia de Cooperar é uma grande oportunidade de celebrar a solidariedade e colocar em prática os valores e princípios do cooperativismo. Em Campo Grande, as cooperativas da cidade irão promover um drive thru solidário, no dia 04 de julho, das 8h ao meio dia, em três pontos da cidade: Sistema OCB/MS R. Ceará 2245, Vila Célia; Sicredi Agência Parque das Nações – Av Afonso Pena, 4324, e Sicoob Ipê MS – Av. Mato Grosso, 3195.

Os pontos terão toda a estrutura para receber doações de alimentos, agasalhos, itens de higiene e limpeza. As pessoas que realizarem doações, ganharão kits do Dia de Cooperar.

Ao longo do ano, as cooperativas do Estado já doaram toneladas de alimentos e materiais de higiene e limpeza, milhares de máscaras e outros EPIs, respiradores para hospitais, além de demais assistências. Os cooperativistas são atuantes e sempre estão dispostos a mudar o mundo através de atitudes simples, grande lema do Dia C.

No sábado à tarde, o Brasil todo estará unido numa celebração totalmente on-line, no canal do SomosCoop, no Youtube. Uma programação diversificada começará a ser transmitida ao vivo começa às 15h (horário de Brasília) e vai até às 16h30, quando a banda mineira Skank fará uma live, com suas melhores músicas, para comemorar o resultado do compromisso das cooperativas brasileiras em lutar contra a covid-19 e seus efeitos negativos na vida das pessoas e das empresas.

Um dos pontos mais esperados da programação é o Painel do Bem, que apresentará 10 cooperativas (duas de cada região) que contarão um pouco das iniciativas em prol do combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus. A Unimed Campo Grande representará o Mato Grosso do Sul no Painel do Bem. A cooperativa foi escolhida pelas suas diversas ações de Responsabilidade Social, em destaque as de combate e prevenção a covid- 19.

Esse ano o Dia C será diferente, mas será inesquecível. Até o final de junho, 733 cooperativas já haviam inscrito 1.662 iniciativas no sistema do Dia C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo