Projeto do Mackenzie sobre prevenção e combate a surtos, epidemias e pandemias é aprovado em edital preliminar da CAPES

Trabalho é fruto do esforço conjunto do Discovery Mackenzie e dos cursos de Engenharia e Farmácia

O projeto Validação multicêntrica de biomarcadores diagnósticos e prognósticos de COVID-19 utilizando a nova caneta analítca MasSpec Pen e espectrometria de massas, desenvolvido e enviado pelos professores Marcos Eberlin, coordenador do Discovery Mackenzie, Thiago Canevari, coordenador do curso de Engenharia Química, e Manuel Salustiano, do curso de Farmácia, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), foi aprovado em edital preliminar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O tema do edital de seleção emergencial é “Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias”.

Uma “caneta” inovadora – a MassSpec Pen é uma ferramenta que vem sendo aplicada com grande sucesso pela dra. Livia Eberlin (pesquisadora associada do projeto) na Universidade do Texas, Estados Unidos, em diagnósticos rápidos e altamente confiáveis de diversos tipos de câncer, tendo recebido inúmeras premiações como o “Genius Award” da MacArthur Foundation. Por meio dessa parceria, o projeto da UPM tem como objetivo desenvolver um novo teste diagnóstico para COVID-19, simples, rápido, de baixo custo e alta eficiência, baseado na detecção de alterações de perfil metabólico.

De acordo com Thiago Canevari, “seguindo as já efetivas estratégias de identificar e quantificar o conjunto de metabólitos aplicadas com sucesso pelo grupo para bactérias, fungos e vírus (Zika, Dengue e Chikungunya), serão utilizados no diagnóstico e prognóstico da COVID-19 em urina, secreção nasal ou diretamente pelo toque na língua de pacientes, sendo essa a primeira aplicação da caneta em diagnósticos de microrganismos”.

Canevari comenta também que, “será desenvolvido um dispositivo point of care, ou seja, um teste remoto, acoplado ao smartphone para diagnóstico rápido, barato e confiável no qual será baseado no desenvolvimento de biossensor empregando nanomateriais modificados com material genético do vírus que terão sua eficácia comprovada usando a caneta MasSpec”.

Essas amostras serão coletadas e os dados tratados em parceria com a dra. Andreia Porcari, da Universidade São Francisco (USF). Já o professor do curso de Farmácia da UPM, Manuel Salustiano, desenvolverá métodos de derivatização, técnica utilizada para transformar uma substância em outra de estrutura semelhante, por meio reações orgânicas que possam melhorar a detectabilidade e confiabilidade dos diagnósticos.

O projeto concorreu com mais de 500 propostas e foi um entre os 30 contemplados, por ter recebido nota máxima dos avaliadores em todos os seus quesitos. Thiago Canevari, então, se orgulha em dizer que “esse feito reflete a qualidade da pós-graduação em engenharia de materiais e nanotecnologia, consolidando a linha de química aplicada do Mackenzie e deve contribuir para a expansão do programa e sua melhor avaliação pela CAPES. Sendo que as bolsas cedidas pela entidade são de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto, no qual permitirá a formação de recursos humanos altamente qualificados e sem elas seria praticamente impossível desenvolver o projeto”.

No cenário amplo, a caneta analítca MasSpec Pen consolida junto a sociedade a importância de o Brasil apoiar a pesquisa científica, principalmente aquela que busca soluções em áreas de grande demanda e urgência, como o diagnóstico e o prognóstico da COVID-19, e que tem grande potencial em refletir em benefícios diretos a toda a população do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo