Cresce busca por teste rápido para Covid-19 em MS

Farmácia da capital registra aumento de 258% na última semana de junho

A busca por teste rápido para o Covid-19 tem registrado aumento significativo em Mato Grosso do Sul. Uma farmácia da capital registrou aumento de 258% na procura pelo teste nesta última semana de junho, em relação à semana anterior. O volume de resultados positivos em junho, também segue avançando, este mês superou maio em 73%.

Foto: Divulgação

“O número de pessoas buscando pelo teste tem impressionado. Elas nos procuram alegando a necessidade de uma resposta imediata para sanar a dúvida, se estão ou não positivos. Até o momento já realizamos mais de 900 testes, um número muito bom, já que acreditamos que quanto maior o número de pessoas testadas, mais eficiente o controle”, explica a diretora da Attive Pharma, Flávia Buainain.

Segundo Flávia em abril o número de casos positivos foi de 4%, entre o total de testados. Em maio esse número recuou para 3% e em junho atingiu 5,1%.

O teste rápido para Covid-19 detecta se o paciente teve ou não contato com vírus, por meio da sua resposta imunológica na formação de anticorpos (igG com precisão de 98,9% e igM com precisão de 96,1%). Ou seja, ele identifica se a pessoa já teve contato com o vírus e criou a imunidade ou se está com o vírus ativo.

A testagem é feita por agendamento e o resultado é entregue com laudo ao paciente, que também recebe orientações de um farmacêutico habilitado. “O agendamento é feito justamente para evitar aglomeração de pessoas, o resultado sai em 20 minutos. Todas pessoas são atendidas com horários exclusivos e os profissionais da saúde, foram capacitados para receber com toda segurança exigida”, explica Flávia.

A recomendação da Ative Pharma é de que façam o teste as pessoas que tiveram sintomas por sete dias ou aqueles que tiveram contato com pessoas infectadas. Para agendar o teste os interessados devem entrar em contato por meio do telefone (67) 9 8403-1171. Os testes positivos na farmácia são registrados na plataforma do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo