Dermatologista explica cuidados com a pele nos dias frios

Praticantes de atividades ao ar livre, como corredores e ciclistas, precisam tomar precauções extras com a chegada do inverno

Realizada em dezembro, Bonito 21K virou um dos grandes objetivos dos corredores do Estado – Crédito: Tecla Mkt

A chegada do inverno, que começou oficialmente no Brasil no último sábado (20), e das frentes frias que se aproximam nesse final de semana despertam dúvidas sobre os cuidados corretos com a pele e a saúde nesse período. Especialmente quem faz atividades físicas ao ar livre, como corredores e ciclistas, precisam de cuidados extras com as baixas temperaturas. “No frio a pele geralmente fica mais ressecada e necessita de maior hidratação, principalmente em áreas como lábios, calcanhares e pernas”, explica a dermatologista Cristina Katayama, parceira da corrida Bonito 21K.

Além de roupas específicas para aquecer, a máscara de proteção individual se tornou item obrigatório, juntamente com o protetor solar com fator de proteção 30 ou superior. Mesmo em dias nublados e sem sol, ele é muito importante para proteção da pele contra os raios UVA e UVB. “Oriento que o protetor solar seja passado ao acordar, independente do clima ou da presença ou não de raios solares, pois queimadura pode ocorrer até com mormaço. A concentração de UVB é maior entre 10 e 16 horas, mas durante o dia todo temos emissão de raios UVA, cujo comprimento de onda atinge a profundidade da pele”, completa a médica.

No inverno, as quedas de temperatura e a baixa umidade do ar diminuem a produção da oleosidade natural da pele, que tende a ressecar e ficar com aspecto esbranquiçado e sem viço. Portanto a hidratação, tanto interna, com a ingestão da quantidade correta de água, como externa, com cremes e produtos específicos, é essencial. “Lip balms para os lábios são úteis para todos os horários, e hidratante corporais com maior poder de hidratação também ajudam muito. É importante não abusar de banhos extremamente quentes, usar umidificador de ambiente quando possível e hidratar o rosto com um produto específico para seu tipo de pele”, exemplifica a dermatologista.

Manguitos e faixas cobrindo as orelhas são acessórios indispensáveis nos dias frios – Crédito: Arquivo Pessoal

Durante os treinos ao ar livre com baixas temperaturas, algumas dicas para os corredores e demais atletas são: lavar o rosto e as narinas com um pano úmido, para facilitar a respiração, e utilizar cremes reparadores em locais como: orifícios nasais, lábios e ao redor da boca e na região das bochechas, evitando queimaduras pelo frio. Acessórios que fazem proteção física também são bem-vindos, como viseiras, óculos de sol, bonés e roupas mais fechadas. “Me preparo com protetor solar sempre, coloco uma manguinha com proteção UV e um lenço ou bandana que proteja as orelhas do vento, o que ajuda bastante a não ficar resfriada”, conta a corredora Gisele Bittencourt, que se prepara para correr a Bonito 21K no final do ano.

Serviço: A 6ª edição da Bonito 21K será realizada entre os dias 04 e 06 de dezembro. A realização é do Sesc de Mato Grosso do Sul e da H2O Ecoturismo. Mais informações pelo Instagram: @bonito21k, onde está disponível uma live com a dermatologista Cristina Katayama sobre cuidados com a pele para corredores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo