UniCesumar Corumbá: MEC autoriza curso de Medicina

Decisão foi publicada no dia 8 de junho com 50 vagas; processo seletivo para início do curso será realizado em agosto deste ano; os candidatos aprovados começam as aulas em agosto de 2020

Sede da UniCesumar em Corumbá (MS) – Foto: Divulgação

Com o objetivo de levar educação de qualidade a todo o Brasil, a UniCesumar está expandindo as unidades de ensino presencial. No dia 8 de junho, a Universidade recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC) para iniciar as atividades do curso de Medicina em Corumbá, atendendo a necessidade da região e do Estado de MS. O anúncio se deu pela publicação no Diário Oficial da União da Portaria nº. 160.

Para oferecer o curso, a UniCesumar está investindo aproximadamente R$ 35 milhões na unidade entre compra de equipamentos e na construção do campus em um terreno de 28 mil m² doado pelo município, por meio da Lei nº 2.702. A construção terá aproximadamente 7 mil m² e, enquanto não é concluída, a UniCesumar atenderá em prédio que já foi preparado para o início das atividades e está localizado no centro da cidade, ao lado da Igreja Matriz. Inicialmente, serão abertas 50 vagas para a graduação em Medicina, de acordo com a Portaria Nº 924, de 27 de dezembro de 2018.

A diretora dos cursos de saúde da UniCesumar, Solange Lopes, ressalta o curso de Medicina como um potencial transformador da sociedade, promovendo melhorias e atraindo profissionais capacitados para a região. “Os futuros alunos terão a melhor estrutura, corpo docente capacitado e projeto pedagógico inovador, para que se tornem profissionais que atendam às necessidades de saúde da população de Corumbá e região. A cidade ganhará muito com a implantação do curso de medicina da UniCesumar.”

De acordo com a diretora, os estudantes são inseridos em diversos cenários de aprendizagem por meio da metodologia ativas. “Esse modelo também permite a utilização de todos os recursos dos ambientes de simulação realística, visando uma aprendizagem efetiva e futura segurança do paciente”, explica.

Segundo o vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, há grandes planos e expectativas com a oferta de medicina pela Instituição em Corumbá. “Como uma das premissas básicas, a UniCesumar acredita no poder da educação de qualidade para melhorar a sociedade, e vamos trazer isso a Corumbá e somar ainda mais com o Estado do Matos Grosso do Sul. A unidade formará novos médicos para atender a população de toda a região. Como característica da UniCesumar, a qualidade e o compromisso com a formação de profissionais são prioridade. A unidade terá uma equipe altamente qualificada para contribuir com os futuros alunos”, ressalta. Para 2021, o objetivo também é ofertar novos cursos de graduação, como Enfermagem, Agronomia, Zootecnia, Odontologia, entre outros.

CRESCIMENTO EM CORUMBÁ

O início das atividades da UniCesumar em Corumbá vai gerar vagas diretas e indiretas de emprego, entre corpo docente e quadro de funcionários para o setor administrativo.

“Estão ocorrendo uma série de movimentações nesse processo”, declarou o pró-reitor Marcos Antonio da Silva. “A UniCesumar irá contribuir não só para o desenvolvimento da saúde, mas também para áreas como o setor imobiliário e a infraestrutura urbana para receber os futuros alunos.”

Essa será a primeira vez que a UniCesumar terá uma unidade presencial fora do Paraná, estado onde fica a sede da Instituição (Maringá) e outros três campi (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa).

REFERÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

A UniCesumar está entre 4% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil. Obteve Conceito Institucional 5, nota máxima na avaliação realizada pelo MEC em relação à qualidade das instituições e foi reconhecida neste ano como Universidade. Está presente em todos os estados brasileiros, possui mais de 250 mil alunos e mais de 700 polos de educação a distância, inclusive no exterior, nas cidades de Dubai, Miami e Genebra. Na educação presencial, a UniCesumar possui quatro campi nas cidades de Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba.

Além disso, a Instituição oferece mais de 40 cursos de pós-graduação em diversas áreas, cinco Programas de Mestrado e dois de Doutorado, sendo em Direito e Promoção da Saúde.

Em breve, a UniCesumar iniciará a implantação de mais uma unidade no Mato Grosso do Sul, desta vez em Campo Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo