PPG dá dicas de como cuidar da pintura dos veículos durante o período da quarentena

Mesmo com a pouca utilização, cuidados básicos são essenciais para prolongar a vida útil da cor de carros e motos

Foto: Divulgação

Sumaré (SP) – Em períodos de quarentena e distanciamento social, é comum que os veículos permaneçam parados por mais tempo. E, apesar de utilizarmos os carros e motos com menos frequência, é importante tomar alguns cuidados para que a pintura seja preservada da melhor maneira possível. Dessa forma, o gerente técnico da divisão de repintura da PPG, Ricardo Vettorazzi, dá dicas de como cuidar da coloração do veículo nesse período.

Encontre o melhor lugar para estacionar

O local onde o veículo ficará estacionado é o primeiro quesito para preservar sua pintura. Procure por um espaço coberto e com sombra para evitar a incidência direta de intempéries climáticas. “É importante observar também se o ambiente é limpo e livre de possíveis contaminações, como seiva de árvore, sujeira intensa, ou até mesmo de névoa de tinta, causada por uma possível pintura de portão”, diz Vettorazzi.

Escolha uma capa de proteção adequada

Capas automotivas podem ajudar a evitar contaminantes externos na pintura enquanto o carro ou a moto estiverem parados. No entanto, é de extrema importância que o material seja adequado para o uso e de acordo com o ambiente. Se o carro ficar exposto em local sem cobertura, por exemplo, invista em uma capa impermeável.

“Além disso, a limpeza do veículo deve ser realizada antes do uso desse tipo de proteção. Cobrir um carro com muita poeira pode causar riscos, e cobrir o mesmo com umidade pode causar manchas”, alerta o gerente técnico da divisão de repintura da PPG.

Utilize produtos específicos para lavar o veículo

Na hora de higienizar o veículo, escolha um sabão de pH neutro. “Não utilize gasolina, álcool ou outros solventes na superfície pintada. No caso de eventual queda de produtos limpeza ou qualquer outro material (em particular, fezes de aves), é importante lavar a área afetada imediatamente com água”, explica Vettorazzi.

Após a limpeza, é importante secar o veículo com panos adequados para evitar o acúmulo de novas sujeiras e manchas na pintura.

Não exagere no polimento

Para que a vida útil da pintura seja prolongada, uma boa dica é não exagerar nos polimentos. “Se utilizado com frequência, o polimento não ajuda tanto na conservação da pintura ou repintura quanto se imagina. E esse cuidado vale para veículos de todas as cores, inclusive brancos”, afirma o especialista da PPG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo