Documentário sobre sacis filmado em MS tem estreia online em 04 de junho

Foto: Divulgação

Estreia em sessão única no Youtube, no dia 04 de junho, às 20h, o documentário “Raízes – Um filme sobre colecionar sacis“. O média-metragem tem 30 minutos de duração e será seguido de um bate-papo com a equipe do filme e convidados muito especiais para conversar tanto sobre a exibição quanto sobre as representações do duende nacional no audiovisual.

O filme costura pesquisa folclórica com entrevistas com a família do diretor, o jornalista e pesquisador Andriolli Costa, criador do projeto O Colecionador de Sacis. Todos compartilharam suas experiências com o mais famoso encantado do folclore brasileiro – seja ouvindo, vendo ou enfrentando o saci. As entrevistas foram gravadas em 2015 na cidade de Terenos/MS, mas só agora, durante o isolamento social, foram recuperadas.

“Raízes” busca entender os fundamentos da relação do diretor com o saci. Por isso o retorno à terra e às narrativas de seus avós: Marlene Almeida e Oliveira Serafim da Costa. Contadores de histórias natos, cada um do seu jeito, eles ajudam na fabulação do mundo que o saci vem habitar. E sua presença se manifesta seja na forma de pássaro, com seu canto melancólico; seja como o sopro invisível que arrepia os cabelos da nuca; seja como morador da encruzilhada, firmando acordos que podem acabar muito mal para quem não cumpre com sua palavra.

Com filmagens e assistência de Jessika Andras, o média foi narrado e editado também por Andriolli Costa, que já dirigiu os curtas Enterros (2015), O Colecionador de Sacis (2016) e Medusa (2017), todos relacionados à mitos e lendas. Este é seu primeiro projeto em documentário.

A transmissão será feita no canal www.youtube.com/colecionadordesacis, seguida de um bate papo que trará também a presença de Anderson Awvas, criador do projeto Folclore BR – Uma Nova visão, do concept artist Mikael Quites e da ilustradora Lorena Herrero, que criou as três edições do Guia de Seres Fantásticos do Brasil.

Confira o Trailer: https://youtu.be/BrH1qh2TiD

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo