Permuta: Veja como a solução permite economia para negócios durante a pandemia

A troca entre negócios possibilita a preservação do caixa, evita demissões e fortalece o relacionamento dos empresários

Leonardo Bortoletto – Foto: Arquivo Pessoal

Com o isolamento social, imposto pela chegada do novo coronavírus ao Brasil, os negócios estão de portas fechadas, com estoque parado e com a insegurança de vender. Muitos empresários estão em busca de soluções para preservar o caixa e evitar demissões, e a permuta pode ser uma das soluções para o atual cenário econômico brasileiro.

A troca entre negócios é uma alternativa de economia colaborativa que transforma o ativo em dinheiro e contribui na melhora de margem, permite a ausência de investimento para fazer a entrega e alia a necessidade ao necessitado sem envolver dinheiro. Além disso, as permutas fazem a economia local movimentar e aumentar o relacionamento entre empresas. Quanto mais amplo o núcleo de relacionamento maior a possibilidade de vazão durante as trocas por meio permuta.

A principal forma de colocar em prática a troca de serviços e/ou produtos é se perguntar para quem o seu negócio é necessário neste cenário que estamos enfrentando. Neste momento, o ideal é identificar para quem o seu serviço é essencial e as particularidades de cada empreendimento para iniciar a movimentação.

A permuta será um facilitador para fazer a ‘roda da economia’ girar. Com ela, as possibilidades de diálogos são maiores com os relacionamentos existentes. É importante manter os relacionamentos e se fazer lembrado. Ser pontual e estratégico é a chave para que consiga realizar diferentes ações de troca por permuta com empresas que já conhece sem grande desgaste. Com a ativação dos seus contatos, a novidade será a troca entre os negócios e o quão vantajoso será a movimentação para ambas as partes.

Também é necessário observar se existe a necessidade de modificação no modo de atuação do seu negócio. Um exemplo para fácil visualização é imaginar uma empresa de segurança do trabalho que antes realizava todas as suas demandas presencialmente e agora, por conta do isolamento social, não consegue efetuar os atendimentos. É importante se adaptar a nova realidade e pesquisar vias para continuar com os serviços, como por exemplo, atuar por vídeo conferência.

A permuta é uma moeda efetiva e para cada negócio pode ser uma solução diferente. É imprescindível entender o novo cenário e pensar nas possibilidades que a permuta irá ajudar. Você pode, no seu negócio, contratar em permuta para preservar o caixa, negociar o aluguel com o locatário para pagamento em permuta e isto também serve para a negociação com os funcionários.

Sobre Leonardo Bortoletto

Leonardo Bortoletto, formado em administração de empresas pela Universidade FUMEC, foi membro do conselho consultivo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e do conselho administrativo da Prime Systems, plataforma de tecnologia mobile. Como vendedor nas empresas da família, iniciou no mercado de trabalho há 30 anos e foi um dos selecionados pela embaixada americana de Belo Horizonte para participar do IVLP, programa de intercâmbio profissional, financiado pelo Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estados dos Estados Unidos. Durante 17 anos, foi sócio da Web Consult, empresa de tecnologia para a internet e hoje é um dos fundadores do Clube de Permuta, plataforma de trocas multilaterais de serviços e produtos, com 21 franquias e movimentação de R$ 170 milhões em transações desde a fundação em 2012. Bortoletto também é sócio da Nação Empreendedora, rede de mentoria para empreendedores, desde Julho de 2019. Com ampla experiência em captação e relacionamento com clientes de forma estratégica, ministra palestras sobre marketing digital e assuntos ligados a internet e economia compartilhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo