“Atitudes simples movem o mundo” é o lema do Dia C lançado nesta sexta-feira no MS

O Dia de Cooperar é um movimento nacional que beneficia milhões de pessoas

Nesta sexta-feira, dia 22 de maio às 10h (horário de MS) ocorreu o Lançamento do Dia C 2020 no Mato Grosso do Sul. Este ano, o lançamento foi de forma virtual e teve o objetivo de promover uma reflexão de como o cooperativismo pode contribuir para a superação dos desafios atuais e futuros no contexto da COVID-19.

Foto: Divulgação

O evento foi aberto pelo presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, que destacou que juntos podemos fazer o mundo melhor. “Não estamos isolados, apenas afastados temporariamente e juntos passaremos mais fortalecidos por essa pandemia. As pessoas ombreadas umas às outras conseguirão passar por essa primeira onda, que é a saúde e enfrentarão com mais força a segunda onda que se aproxima que é a econômica”, destacou.

Ele ainda lembrou que a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina é a madrinha nacional do Dia de Cooperar. A ministra deixou uma mensagem aos cooperativistas do Brasil e em especial aos do Mato Grosso do Sul.

O lançamento também contou com a presença de Geâne Ferreira, Gerente de Desenvolvimento Social do SESCOOP Nacional, que apresentou a proposta 2020 do Dia de Cooperar.

“O mundo nunca clamou tanto por cooperação e nós cooperativistas praticamos isso no dia a dia e por isso temos muito a contribuir neste momento. Nossas ações do Dia C devem sempre reforçar nossos valores e princípios e todas as iniciativas têm valor, independentemente do tamanho”, afirmou Geâne.

Comemorado todo primeiro sábado do mês de julho, o Dia C reúne milhares de pessoas em todos os estados do país. Somente em 2019, foram: 1977 cooperativas participantes, 1257 municípios de todos os estados e 2,6 milhões de pessoas beneficiadas. “Em 2020, devido à pandemia, as ações irão mudar, mas sem deixar de assistir as comunidades”, destacou.

Ela ainda reforçou que o objetivo é sensibilizar cooperativas e comunidade sobre o protagonismo e o diferencial das cooperativas em momentos de crise. Além de reforçar os princípios do cooperativismo, a cooperação, o protagonismo e a resiliência das cooperativas em momentos de crise.

O coordenador do movimento no MS, Renato Marcelino, abordou a questão da celebração do Dia C, que ocorre juntamente com o Dia Internacional do Cooperativismo, e em 2020 será no dia 4 de julho. “Nossa celebração será de forma digital através de uma mobilização virtual. O objetivo é impactar no mínimo 1 milhão de usuários entre os meses de junho e julho em todo o Brasil”.

As cooperativas do Mato Grosso do Sul já estão realizando ações do Dia de Cooperar, pois este movimento ocorre o ano inteiro e em 2020 será ainda mais importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo