Novo Honda Fit é registrado no Brasil e deve chegar no segundo semestre com inédito motor 1.0 turbo

Registrada na versão aventureira, quarta geração do compacto premium passa por maior mudança visual já feita

Novo Honda Fit aventureiro foi registrado no INPI (Foto: Reprodução INPI)

Novo Honda Fit aventureiro foi registrado no INPI (Foto: Reprodução INPI)

Um dos lançamentos mais esperados para este ano, o novo Honda Fit foi registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) nesta terça-feira (19) em sua versão Cross.  A expectativa é que a quarta geração do compacto premium desembarque no Brasil no segundo semestre. Uma das principais novidades? O inédito motor 1.0 turbo.

O site entrou em contato com a Honda do Brasil para saber mais sobre o lançamento e a resposta que tivemos foi: “A Honda não comenta sua estratégia futura de negócios”. O novo City hatch também foi registrado no INPI.

No exterior, o propulsor turbo gera 130 cv e 20,4 kgfm (o ajuste para o nosso mercado ainda não tem números de rendimento oficias), mas serão superiores ao modelo atual que rende 116 cv e 15,3 kgfm do motor 1.5 aspirado. O câmbio continua sendo o CVT.

Versão traz apliques de plástico nos para-choques e rack de teto (Foto: Reprodução INPI)

Versão traz apliques de plástico nos para-choques e rack de teto (Foto: Reprodução INPI)

A versão cross, batizada de Crosstar, como bom aventureiro recebeu apliques de plásticos nos para-choques e nos para-lamas, rack de teto e pneus de perfil mais alto. Uma das possibilidades é que essa versão substitua o WR-V, que nunca fez muito sucesso no Brasil. Esse ano o SUV compacto vendeu apenas 3.074 modelos, enquanto o Fit emplacou 4.723 exemplares.

De todas as gerações, essa foi a que teve maior mudança visual. A dianteira está mais robusta do que a atual, com a grade mais grossa e integrada ao capô. Os faróis também cresceram e deixaram de ser horizontais e repuxados, mais ou menos como era a primeira geração do compacto. Além disso, receberam DLR em LED, que deve equipar só as versões topo de linha.

Na traseira, as lanternas deixaram de ter formato vertical e agora estão posicionadas na horizontal. A iluminação de LED ajudará a destacar o formato em três dimensões das luzes.

Uma das maiores expectativas fica por conta das tecnologias que serão oferecidas na nova geração aqui no Brasil. A Honda deixou de lado itens importantes de segurança ativa em carros como o City, que não tem ESP, e no Civic e HR-V, que não possuem alerta de ponto-cego e outros equipamentos do chamado Honda Sensing – presente apenas no Accord.

O pacote Sensing tem sistemas semiautônomos como frenagem automática, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo. O pack ainda não está confirmado para o Brasil, os custos devem ser um empecilho.

Atualmente o Honda Fit é vendido de R$ 62.800 a R$ 80.300.

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