Hospedagem para idosos garante cuidados especializados em tempos de pandemia do novo coronavírus

Com a necessidade de isolamento social, locais como o Recanto do Pomar, em Belo Horizonte, intensificam protocolos de segurança para oferecer acompanhamento médico, nutricional e psicológico, além de garantir contato com os familiares por meio da tecnologia e encontros a distância

Belo Horizonte (MG) – O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, publicou relatório com análises e recomendações sobre os desafios enfrentados pelas pessoas idosas em tempos de pandemia pelo novo coronavírus. Entre os principais pontos, ele destaca que o mundo não deve “tratar as pessoas mais velhas como invisíveis ou impotentes”. No Brasil, muitas famílias contam com o apoio e qualificação de locais especializados para garantir saúde e bem-estar para os entes queridos da terceira idade. Para isso, casas de hospedagem para idosos, como o Recanto do Pomar, em Belo Horizonte, intensificaram protocolos de segurança e criaram soluções e adaptações para proporcionar a mesma qualidade de vida oferecida nos dias anteriores à chegada da COVID-19 no país.

Recanto do Pomar (Divulgação)

Além de intensificar a limpeza dos ambientes –  maçanetas, corrimãos, apagadores de luz com uso de água sanitária ou álcool 70% – o maior cuidado no Recanto do Pomar é com a pessoa. “Os familiares confiam seus pais e avós aos nossos cuidados e é nossa missão, nossa vocação, tratar cada um deles como se fosse um membro de nossa família, com a vantagem de contar com uma estrutura profissional. Isso significa acompanhamento médico (geriatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional), alimentação balanceada orientada por nutricionista, garantia de administração de medicamento certo na hora certa, atividades que estimulam o corpo e mente e convívio social com outros idosos. Além disso, contamos com a avaliação diária de enfermeira que consegue detectar precocemente qualquer alteração e início rápido de tratamento, diminuindo o número de internações”, explica Fernanda Vidal, sócia fundadora.

Para equilibrar o isolamento social e o atendimento multiprofissional que garante qualidade de vida aos idosos, o Recanto do Pomar adota procedimentos de segurança que envolvem rotinas na vida dos hóspedes, familiares e funcionários. Além dos cuidados essenciais, os idosos têm a temperatura verificada duas vezes ao dia. As visitas não foram interrompidas, mas sofreram adaptação. Além do uso da tecnologia, por meio de ligações e vídeo-chamadas, são permitidos encontros a distância. “Como nosso portão é de grade, levamos os idosos para garagem e o familiar consegue conversar com ele pelo portão com uma distância segura. Sabemos que todos sentem falta do toque, do abraço, mas fazemos o máximo possível para que a saudade seja a menor possível”, atesta a sócia fundadora Joyce Henriques.

Com o objetivo de garantir que os funcionários possam interagir com os idosos sem o risco de contágio, todos os dias, antes de iniciar o trabalho, todos passam por um protocolo de oito passos:

1 – Ao chegar à instituição o funcionário deve esfregar o calçado em tapete embebido em solução com hipoclorito de sódio;

2 – Higienizar as mãos com álcool 70%;

3 – Ir ao banheiro fazer higiene rigorosa das mãos, estendendo pelo antebraço com água e sabão;

4 – Trocar de roupa, colocando o uniforme;

5 – Higienizar as mãos novamente;

6 – Higienizar os óculos e o celular com álcool 70%;

7 – Higienizar as mãos com álcool 70%;

8 – Vestir toucas e máscaras cirúrgicas.

Segunda unidade

Recanto do Pomar nasceu em janeiro de 2017. As enfermeiras Fernanda e Joyce decidiram empreender para realizar o sonho de oferecer aos idosos um ambiente acolhedor, familiar e seguro. Para isso, montaram uma equipe de profissionais de saúde capacitada para atender às necessidades específicas da terceira idade. A resposta dos mineiros foi positiva e, pouco mais de três anos, está sendo inaugurado o Residencial Sênior Recanto do Pomar, no bairro Estoril, em Belo Horizonte. Trata-se de um terreno de mais de 1000m2, e 432m2 de área construída, totalmente adaptado para acessibilidade de cadeirantes e portadores de dificuldade de locomoção. “Mesmo em tempos tão difíceis, não podemos deixar de atender às necessidades dessa fatia da sociedade. Estamos prontos para oferecer uma extraordinária experiência em hospedagem, garantindo conforto, qualidade de vida e bem-estar, contando com ampliação do leque de serviços oferecidos ao somar excelência e sofisticação”, completa Fernanda Diniz Vidal.

SERVIÇO

RECANTO DO POMAR

– Unidade Caiçara – Rua Apolo, 167, Belo Horizonte, MG

Tel.: (31) 3166-5695

– Unidade Estoril – Rua Geraldo Vasconcellos, 175, Belo Horizonte, MG

Tel.: (31) 98656-4000

E-mail: recantodopomar@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo