Felicidade e outros 7 fatores que afetam a produtividade profissional

É comprovadamente importante se sentir feliz para ter motivação durante o desempenho das tarefas dentro do ambiente de trabalho. A aboutCOM mostra como aplicar isso em sua rotina

Não é segredo que a quarentena fez com que muitos profissionais precisassem se readequar quanto à rotina de trabalho, buscando novos formatos para desempenhar suas funções e exigindo ainda mais dedicação durante o home office. No entanto, essa nova atribuição, ainda que não faça parte das obrigações do dia a dia, pode afetar a motivação de cada colaborador.

Foto: Divulgação

“A fórmula mágica para motivação não existe, mas a estratégia para conseguir encontrar atividades que nos façam felizes dentro do ambiente de trabalho passa por uma boa gestão de pessoas. Não é possível crescer sem investir nisso, porque o fator humano é cada vez mais essencial para a sobrevivência das corporações, e boas lideranças precisam estar atentas à essas práticas”, explica Flavia Sobral, diretora da aboutCOM. “Afinal, colaboradores felizes fazem com que as empresas sejam mais saudáveis”, complementa.

Buscar essa “vontade”, seja para se manter no emprego que tanto sonhou em ter ou para conseguir vencer as tarefas até o final do dia, para muitas pessoas passou a ser mais difícil neste período de isolamento social, no qual o trabalho remoto, que não era comum para grande parte das pessoas, divide espaço com as tarefas domésticas, a criação dos filhos etc. O segredo para um bom desempenho pode estar no fato de que quanto mais motivados os colaboradores estiverem, mais dedicados à empresa eles vão ficar.

Por isso, a aboutCOM traz algumas dicas sobre como lideranças podem auxiliar a estimular suas equipes para melhorar a produtividade da empresa e obter resultados significativos relacionados aos objetivos organizacionais:

  • O papel dos líderes:um dos fatores que mais tem impacto na motivação das equipes é como as lideranças das empresas se posicionam e lidam com as situações dentro do ambiente corporativo. É importante que os líderes mostrem que todos os colaboradores são importantes para o crescimento da empresa, destacando o trabalho em equipe e se colocando à disposição para solucionar possíveis problemas que podem vir a ocorrer durante o período em que todos estão mais distantes;
  • Segurança e estabilidade profissional:a motivação é capaz de melhorar a autoestima dos colaboradores. Com isso, há um crescimento pessoal dos membros da equipe, o que gera uma maior segurança e confiança no próprio trabalho, fazendo com que seja possível se desenvolver melhor pessoal e profissionalmente;
  • Comunicação:ter uma comunicação mais próxima com os colaboradores permite uma troca de informações entre as equipes e com os líderes, o que torna mais fácil o alinhamento de objetivos e ações estratégicas da empresa, além de mostrar os esforços que estão sendo feitos e o impacto deles para a corporação;
  • Crescimento:ter um plano de carreira faz com que o colaborador busque iniciativas para se desenvolver e crescer dentro da empresa. Essa prática estimula o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, essencial para a melhoria tanto do colaborador quanto da própria empresa;
  • Metas:a definição de metas pode aguçar ainda mais os colaboradores, mas é preciso tomar cuidado para determinar metas que sejam passíveis de serem atingidas, caso contrário, a estratégia pode servir como fator que desmotiva o profissional quando esse não consegue atingir o objetivo estipulado.
  • Reconhecimento:apontar possíveis erros faz com que o colaborador aprenda e aplique os conselhos para ganhar experiência, mas não apenas de erros é que se vive. Portanto, é fundamental reconhecer atitudes que geraram melhorias na empresa e que comprovam a dedicação da equipe para determinada função.
  • Relacionamento interpessoal:uma boa relação com os colegas de trabalho possibilita o desenvolvimento de amizades e garante que o convívio dentro do ambiente de trabalho seja mais saudável.

“Entender a importância de uma relação positiva entre líderes e colaboradores faz com que seja possível apostar no crescimento de ambos os lados, fazendo com que todos os envolvidos trabalhem mais felizes e motivados, alcançando objetivos da empresa e proporcionando um ambiente de trabalho saudável e alegre”, finaliza Flavia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo