De pioneiro a esquecido, Ford Fusion sai de linha após 14 anos

Saída do sedã foi oficializada pela marca, que agora só vende um três-volumes no Brasil

A última reestilização do Fusion foi deixada de lado até pela Ford no Brasil, que optou por não apresentar o veículo à imprensa (Foto: Divulgação)

A última reestilização do Fusion foi deixada de lado até pela Ford no Brasil, que optou por não apresentar o veículo à imprensa (Foto: Divulgação)

Sem despedidas ou mesmo uma nota à imprensa, o Ford Fusion deixou de ser vendido pela marca. Segundo o site Autos Segredos o modelo já não era mais importado desde 2019, mas somente agora a fabricante oficializou a saída ao remover o carro de seu site oficial.

O Fusion era oferecido no Brasil desde 2006, e foi vendido por aqui ao longo de duas gerações e três reestilizações. A Ford se beneficiava pela isenção fiscal do modelo produzido do México, o que permitia sua venda a preços menores que os cobrados pelos rivais Chevrolet Malibu, Volkswagen Passat, Honda Accord e Toyota Camry.

A saída de linha do Fusion ocorre por dois motivos. Primeiro, as vendas baixas: em 2019 foram comercializadas 832 unidades, contra 3.565 do Mercedes-Benz Classe C, líder dos sedãs premium. Outro motivo foi descontinuação da produção de todos os carros “tradicionais” da Ford na América do Norte.

Há dois anos a empresa afirmou que só iria produzir SUVs, picapes, elétricos e esportivos na região. Isso decretou o fim gradual da fabricação de modelos como Focus e Fiesta, além do próprio Fusion.

Começo pioneiro, futuro desconhecido

O Fusion de primeira geração chamava a atenção pela profusão de cromados (Foto: Divulgação)

O Fusion de primeira geração chamava a atenção pela profusão de cromados (Foto: Divulgação)

O Fusion chegou ao mercado brasileiro fazendo barulho. Além do visual ousado, repleto de cromados, o sedã se destacava pela boa oferta de equipamentos e pelo espaço para sua faixa de preço.

Em 2009 a Ford fez história ao lançar o Fusion Hybrid, primeiro híbrido pleno (ou seja, capaz de se mover somente com a força do motor elétrico) do Brasil. A troca de geração, às vésperas do Salão do Automóvel de São Paulo de 2012, também foi motivo de destaque pela estreia do motor 2.0 turbo EcoBoost e a oferta de itens até então restritos a modelos de luxo, como controlador de velocidade adaptativo.

O Fusion Hybrid estreou na presidência durante o mandato do então presidente Lula (Foto: Divulgação)

O Fusion Hybrid estreou na presidência durante o mandato do então presidente Lula (Foto: Divulgação)

A lista farta de conteúdos e a opção híbrida, inclusive, foram facilitadores para o Fusion estrear como veículo oficial da Presidência da República, ainda no mandado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atualmente o modelo usado por Jair Bolsonaro (sem partido) é um Fusion Titanium Hybrid com blindagem padrão IIIA.

No lugar do sedã a Ford vai fazer exatamente o que você imagina: colocar mais SUVs no portfólio. Ainda este ano estão previstas a chegada de Escape e Territory, enquanto o Bronco Sport deve estrear em 2021.

A marca também estuda a venda do elétrico Mach-E no Brasil, enquanto prepara a terceira geração do EcoSport, que está sendo desenvolvida em parceria com a China.

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