Novo sistema multimídia do Volkswagen Nivus facilita revisões e permite até pedir comida pelo iFood

VolksPlay oferece loja de aplicativos e um sistema que apresenta as condições do veículo em tempo real: Nivus chega no final do primeiro semestre

Apresentação do sistema VolksPlay, disponível para o VW Nivus (Foto: Divulgação)

Apresentação do sistema VolksPlay, disponível para o VW Nivus (Foto: Divulgação)

O novo sistema multimídia que estará disponível para o VW Nivus e os futuros lançamentos da fabricante alemã tem as mesmas tecnologias disponíveis em carros com patamares de preços mais elevados, como Volvo e Audi.

É pelo menos isso que indica as primeiras informações compartilhadas pelos porta-vozes da empresa, em um apresentação virtual realizada na manhã desta quarta-feira (29 de abril) na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP).

Batizado de VolksPlay, o sistema foi desenvolvido no Brasil e oferece informações sobre as condições do veículo em tempo real, histórico de serviços e revisões, além de uma loja de aplicativos, que permitirá acessar serviços como Waze, Deezer, Estapar, Porto Seguro e até o iFood. 

No caso do VW Nivus, a tecnologia estará em uma tela sensível ao toque de 10 polegadas. O novo carro da marca também terá o painel de instrumentos 100% digital, aquele utilizado no Volkswagen Polo.

Além das funções já esperadas, como rádio AM/FM, músicas a partir de pen drive e espelhamento dos smartphones com Android Auto e Apple CarPlay (no caso dos aparelhos da Apple, a conexão será sem fio), o novo sistema também permite assistir a vídeos em alta definição – desde que o veículo esteja parado.

Tela do VW Nivus terá 10 polegadas (Foto: Divulgação)

Tela do VW Nivus terá 10 polegadas (Foto: Divulgação)

Mas o que chama a atenção são os recursos dignos de um computador de bordo para auxiliar o motorista em diferentes momentos. Com um design moderno e que se aproxima dos sistemas operacionais dos celulares, o VolksPlay oferece um assistente virtual que reconhece a voz humana e consegue tirar dúvidas sobre o veículo.

O sistema de armazenamento integrado de 10 GB dispensará os selos de garantia e revisões: todos esses dados serão exibidos na tela, que também disponibilizará em tempo real as informações sobre as condições do carro (como calibragem dos pneus).

A maior novidade fica por conta da loja de aplicativos da Volkswagen, que estabeleceu parcerias com empresas de tecnologia para integrar serviços ao VolksPlay.

Além de aplicativos mais básicos para o motorista, como o Waze e Deezer (plataforma de música semelhante ao concorrente Spotify), também será possível fazer o download de apps como o Ubook – que oferece podcasts, notícias e audiobooks – e o 12 Minutos, com livros em áudio mais resumidos.

Loja de aplicativos do VolksPlay (Foto: Divulgação)

Loja de aplicativos do VolksPlay (Foto: Divulgação)

Para o dia a dia, há também a possibilidade de baixar o Aplicativo da Estapar, que oferece Zona Azul e pagamento de estacionamentos da rede. Para os clientes da Porto Seguro, também será possível solicitar serviços a partir da tela do próprio veículo – ao pedir um guincho, por exemplo, a seguradora identificará a localização a partir do GPS.

De acordo com os porta-vozes da Volkswagen, novos serviços poderão ser adicionados, assim como acontece nas lojas de sistemas operacionais como Android e iOS. Entre os aplicativos, a disponibilidade do iFood é uma das mais curiosas: o motorista poderá fazer o pedido para receber a refeição assim que chegar em casa ou no trabalho.

Esses apps ficarão instalados no próprio sistema do Automóvel e não dependem do armazenamento no smartphone. No entanto, será necessário manter a rede de internet a partir do dispositivo móvel, já que ainda não haverá Wi-Fi próprio no VW Nivus.

O VolksPlay oferece um computador de bordo com as informações do veículo (Foto: Divulgação)

O VolksPlay oferece um computador de bordo com as informações do veículo (Foto: Divulgação)

Para manter a privacidade das informações, o VolksPlay terá um “Modo Valet”, que permite que o motorista bloqueie a tela do veículo ao emprestar o seu carro – o desbloqueio é realizado a partir de uma senha.

De acordo com Pablo Di Si, presidente da Volkswagen na América Latina, os próximos lançamentos da fabricante já deverão contar com o novo sistema multimídia.

Apesar de ainda não revelar maiores detalhes do Nivus, o executivo reafirmou que o SUV cupê será lançado no Brasil ainda neste primeiro semestre. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo