Mesmo com pandemia do COVID-19, estudantes continuam preparação para os vestibulares mais concorridos do País

Nova maratona de estudos inclui suporte psicológico à distância, atendimento personalizado digital, plantão de dúvidas on-line e outras rotinas de atendimento remoto

A suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia do COVID-19 não resultou em parada temporária dos estudos para milhares de alunos que estão se preparando para os principais vestibulares do País. Para este contingente de estudantes, a rotina pesada de estudos segue a todo a vapor com aulas ao vivo pela internet, vídeo aulas e simulados on-line, entre outras atividades digitais.

Curso Poliedro, líder em aprovação no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e nas principais universidades de medicina do País (ver detalhes abaixo), criou 43 salas (distribuídas em suas unidades em Campinas, São José dos Campos e São Paulo) dedicadas para gravação de aulas e transmissão de aulas ao vivo. Já foram mais de 880 aulas gravadas e a maratona já soma mais 440 horas de captação desde o início do isolamento social.

Foto: Divulgação

Os mais de 7.500 alunos do Poliedro nas três cidades contam com um time de professores que se revezam atrás das câmeras para garantir uma carga média de 5 horas de aulas diárias.

A plataforma Home School Poliedro, criada para atender os alunos neste momento crítico da pandemia, inclui vídeoaulas com conteúdo inédito, aulas ao vivo, lives com a participação de professores e coordenadores para discutir assuntos da atualidade, plantões de dúvidas on-line, correções de redação a distância, listas de exercícios com gabarito e orientação dos coordenadores pedagógicos para ajudar o aluno a se organizar em casa com plano de estudo, entre outras ações.

Outro diferencial é o Simulado Digital para os alunos de 3ª série e de Pré-Vestibular. Essa iniciativa proporciona uma experiência digital para os alunos, alinhada à Fuvest e ao novo Enem Digital, divulgado pelo INEP como modalidade futura. Essas avaliações poderão ser realizadas por cada um dos estudantes com seus próprios recursos, seja em celulares, tablets ou computadores. O primeiro simulado virtual da rede foi realizado entre os dias 13 e 16 de abril.

De acordo com Fernando Santo, Gerente de Inteligência Educacional do Poliedro, o INEP anunciou que até 2026 há a pretensão de extinguir as modalidades presenciais do Enem e readaptá-las para o meio digital. “Em 2020, teremos a primeira aplicação on-line da prova. Nossa intenção é de preparar os estudantes para as avaliações virtuais, que têm formatos diferentes dos cadernos de provas com os quais estão acostumados. Já estávamos estudando a possibilidade, mas, com a suspensão das atividades presenciais, intensificamos o processo para poder aplicar agora”.

Para o estudante, a grande vantagem é de poder simular um ambiente de avaliação, além de validar seus conhecimentos sem precisar se deslocar de seu ambiente de estudos. “Os testes são partes importantes do processo de aprendizagem, mas, além disso, com a modalidade, os alunos também poderão comparar suas classificações nas listas com os demais concorrentes, o que permite verificar os pontos de atenção e as áreas de melhor desempenho”, conclui Santo.

Além do acompanhamento pedagógico, a equipe do Curso Poliedro oferece orientações e suporte psicológico aos alunos para lidar com a pressão das provas, dá dicas sobre como organizar o ambiente de estudo, se afastar das distrações e como estabelecer uma rotina produtiva e eficaz em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo