Dicas para lidar com o emocional das crianças durante a Covid-19

A Sphere International School, rede de escolas brasileiras bilíngues e internacionais, oferece recomendações aos pais sobre como acalmar as crianças

Nos últimos meses, o mundo todo experienciou uma grande mudança no modo de viver a vida com a chegada da pandemia do Coronavírus. Hábitos e rotinas foram modificados: isolamento social, famílias em regime de home office, aulas transferidas para o ambiente online ou paralisadas, excesso ou falta de informações, dentre outros fatores.

Os adultos que já entendem os impactos da pandemia Covid-19 na nossa sociedade podem sofrer com sentimentos de medo, ansiedade, insegurança e depressão. As crianças também são uma preocupação, por vezes, sentem-se perdidas com as mudanças e não compreendendo-as, além de internalizar as angústias dos adultos.

Foto: Divulgação

Esses sentimentos podem se manifestar de diferentes formas nas crianças e é de suma importância que as famílias tenham atitudes para acalmá-las, assim como, ofereçam segurança neste momento difícil.

Veja abaixo algumas dicas que Clistiane Angélica Maia, Orientadora Educacional da unidade referência da Sphere International School, rede de escolas brasileiras bilíngues e internacionais, oferece dicas às famílias sobre como lidar com as emoções das crianças durante a pandemia do Covid-19.

1- Escutar as preocupações e medos das crianças

As crianças são sensíveis às mudanças ao seu redor e, independente da idade, estão vivenciando transformações que ocorreram da noite para o dia. Neste momento é importante observar suas atitudes, escutá-las de forma genuína quanto às preocupações, medos e dúvidas. Devemos esclarecer seus questionamentos, oferecendo respostas conforme a faixa etária de cada criança e com as informações que foram indagadas por elas. Somos responsáveis por criarmos um ambiente seguro e acolhedor.

2- Compartilhar fatos

É importante ajudar as crianças a separar o que é verdade do que são fantasias geradas a partir do medo. Explicar calmamente e em uma linguagem que possam entender, dependendo da idade, o que está acontecendo. Falar também das medidas de segurança que devemos tomar para evitar a doença e sempre que possível, tornar isso em algo divertido, como: cantar uma música ao lavar as mãos, inventar novas formas de se cumprimentar, criar histórias contendo fatos e vocabulários da vida real e sempre envolver as crianças como protagonistas destes momentos.

A criatividade sem informações pode gerar sentimentos negativos para as crianças ou pode ser uma fonte de segurança, quando incentivada de forma correta.

3- Manter uma rotina

Mesmo em isolamento social é importante manter uma rotina. Cada família, diante da sua cultura e das tarefas diárias, pode estabelecer as atividades para o dia a dia, como: horários para acordar, se alimentar, estudar, assistir TV, brincar, relaxar e dormir. Deve-se manter um equilíbrio entre as propostas e com o passar dos dias, medir os efeitos destas ações, flexibilizar horários conforme os ocorridos do dia, construir e retomar os combinados com as crianças.

Dependendo da idade, as crianças podem executar pequenas tarefas domésticas como: arrumar a cama, organizar seus pertences, colocar roupas no cesto, dentre outros afazeres.

Nos finais de semana e feriados, a rotina pode ser planejada em família, como por exemplo: passeios virtuais em museus, teatros, cozinhar uma receita de família, brincar ou criar jogos, explorar fotos antigas, montar álbuns de fotos, enfim, muitas ideias podem surgir quando compartilhados interesses e todos são ouvidos.

Criem juntos um espaço para que a rotina seja registrada.

4- Manter as crianças próximas da família

Devemos e queremos nos manter por perto e oferecer segurança às crianças, contudo, há inúmeras particularidades. Caso a separação aconteça, é preciso compartilhar os cuidados que serão estabelecidos para que as crianças continuem se sentindo seguras. Deve-se manter um planejamento com o intuito que o contato seja regular, se possível. A tecnologia é aliada neste sentido e diferentes meios de comunicação podem ser utilizados como ferramentas para estreitar os vínculos.

5- Pratique Mindfulness

Mindfulness é um conjunto de técnicas que auxiliam a focar no momento presente, tirando as angústias do que já foi e a ansiedade pelo o que virá. Tanto para adultos como crianças e adolescentes, esses exercícios ajudam a compreender o agora, sentimentos e sensações. Caso seja uma prática nova para a família, há exercícios disponíveis em plataformas gratuitas.

Se as dificuldades emocionais nos membros da família se prolongarem ou as mudanças no comportamento forem recorrentes, procure a ajuda de profissionais especializados para ajudar a enfrentar e superar este momento difícil e com incertezas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo