FIA altera Campeonato Mundial de Kart e Birigui sediará a competição em 2021

Grave crise de saúde e financeira causada pela pandemia de COVID-19 motivou a decisão

Kartódromo Speed Park, em Birigui (SP) será palco do Mundial de Kart em 2021 – Foto: Divulgação

Birigui (SP) – A CIK (Comissão Internacional de Kart), órgão da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que comanda as atividades do kartismo a nível internacional, resolveu nesta quarta-feira (15) adiar a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Kart, marcada para acontecer no Speed Park, em Birigui (SP), entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro deste ano.

A decisão foi motivada pelos extensos problemas causados pela pandemia de COVID-19, que afetam o esporte em diversos aspectos. Além da constante preocupação com a saúde e segurança dos participantes e equipes, a crise tem um aspecto financeiro importante e também gerou diversas alterações dos calendários europeus de competições. Com isso, a logística para o transporte de equipamentos da Europa para o Brasil, que demanda um período de cerca de 40 dias, torna-se inviável, já que o calendário europeu ficará mais “apertado” no segundo semestre.

Evento programado para o final de outubro precisou ser transferido em função da pandemia – Foto: Divulgação

Depois de extensas discussões entre os organizadores brasileiros da competição e a CIK, que tem como presidente o ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa, o consenso foi de que a etapa brasileira deveria ser postergada para 2021.

É claro que essa situação é bastante difícil para nós, já que estávamos prontos para receber o Campeonato Mundial de Kart no Speed Park e realizar um grandioso evento. Mas estamos muito sensíveis a todos os problemas gerados pelo COVID-19 e isso foi colocado na mesa e discutido exaustivamente com a CIK e o Felipe Massa” afirmou Ricardo Gracia, diretor do Speed Park, que completou: “Diante de tudo, estamos convencidos de que essa foi a melhor decisão que poderia ser tomada, e com a transferência do evento para 2021 certamente faremos um espetáculo ainda melhor”.

A nova data da edição brasileira do Campeonato Mundial de Kart ainda não está definida, o que deve acontecer nos próximos meses. Para 2020 a CIK analisa outras opções dentro da Europa para a realização do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo