Covid-19: No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul é o estado que mais reduziu o consumo de energia após medidas de contenção

São Paulo (SP) – O Mato Grosso do Sul foi o estado da região Centro-Oeste com a maior redução de consumo de energia desde que as medidas de isolamento social para contenção da Covid-19 começaram a vigorar no país. A queda estadual foi de 12%, de acordo com os dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Mato Grosso também apresentou diminuição da demanda, de 9%, enquanto Goiás verificou consumo 4% menor. O Distrito Federal reduziu em 7% o volume consumido.

Os dados são preliminares e comparam o período entre 18 de março e 10 de abril com as semanas de 1º a 17 de março, antes do início da quarentena. O levantamento considera a demanda do mercado cativo, em que o consumidor compra energia diretamente das distribuidoras, e do livre, que permite a escolha do fornecedor e a negociação de contratos.

Quando analisado o âmbito dos submercados, o Sudeste/Centro-Oeste teve retração de 9% na demanda média das três semanas de isolamento social, na comparação com a média das duas semanas antes das restrições, passando de 38.606 MW médios para 35.321 MW médios.

No país como um todo, a queda no consumo de energia no Sistema Interligado Nacional entre os dias 18 de março e 03 de abril foi de 10%. No Ambiente de Contratação Livre (ACL), a queda foi de 14%, ao passo que no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), a demanda diminuiu 9%, queda menor pela redução da continuidade do consumo da classe residencial.

A indústria automotiva foi o segmento da economia que teve a maior queda no período, de 53%. Já o têxtil apresentou redução de 40%. Em seguida, destaca-se o setor de serviços, com redução de 34%. Manufaturados reduziram a demanda em 26%, enquanto o setor de minerais não-metálicos e o comércio tiveram queda de 19% e 13%, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo