Em tempos de pandemia, projeto de extensão chega a comunidade por meio da internet

Diante do período de isolamento social, por conta da Covid-19, integrantes da equipe do projeto de extensão ‘Letras: Artes e Ciência’, professores e acadêmicos extensionistas, procuraram construir outros caminhos para ações de aproximação remota com a comunidade, favorecendo o desenvolvimento acadêmico, profissional e o compromisso social dos estudantes universitários.

Dos encontros com os acadêmicos extensionistas por meio das redes sociais foram discutidas possibilidades de seguir o plano de trabalho, organizaram página de inscrição e convite, surpreendendo pela adesão de participantes.

Rosimeire Martins Régis dos Santos – Foto: Arquivo Pessoal

No dia 3 de abril, ocorreu oficina ‘Como elaborar um Projeto de Pesquisa’, com o objetivo de proporcionar aos estudantes do Ensino Médio de Escolas Públicas e professores informações sobre como elaborar o trabalho.

A transmissão ao vivo ocorreu pela internet, com o diálogo compartilhado na sala de bate-papo, mediado por acadêmicos extensionistas, ampliaram discussões, surgiram fortalecimento de redes de parcerias e afetos, uma nova dimensão coletiva entre os participantes levantando as suas necessidades locais, discutindo questões e problemas vivenciados em um espaço de aprendizagem colaborativa.

Foi uma valiosa prática da extensão com oportunidades de ampliar experiências vividas e de se pensar e produzir entre o ambiente acadêmico e comunitário. Assim construímos outros caminhos para a ação do projeto de extensão junto à comunidade com o uso da tecnologia digital, possibilitando uma ação formativa aos extensionistas na organização e condução da oficina, despertando a autonomia e a confiança que ao mesmo tempo que ensinam também aprendem.

O projeto de extensão ‘Letras: Artes e Ciência’ promove no espaço acadêmico e na comunidade oficinas, cursos, palestras e interações virtuais a reflexão sobre o conhecimento artístico literário, científico, tecnológico e orientação psicopedagógica.

*Rosimeire Martins Régis dos Santos, professora do Projeto de Extensão, Letras: Artes e Ciência da UCDB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo