Orquestra Moderna lança segundo documentário do projeto Escuta Viva

Documentário registrou ensaios e apresentação dos alunos do projeto durante 6 meses em 2018

Na próxima terça, 14, será lançada a segunda parte do documentário “Escuta Ativa”, que acompanhou o primeiro módulo dos jovens surdos do projeto homônimo, criado pelo fundador e diretor da Orquestra Moderna, Daniel Valeriano. O vídeo mostra o término dos preparativos dos alunos da Derdic para a apresentação no palco do Auditório do MASP, que foi coordenado pelos artistas Charles Raszl e André Venegas, especialistas em percussão corporal.

Foto: Divulgação

Desta vez, o curta fala sobre a aluna Mariana, adolescente de 14 anos, que chegou tímida e sem o domínio de Libras. Daniel teve a ideia de fazer o registro de forma documental pois percebeu a mudança na autoestima e a forma como eles recebiam informações de ritmo, vibração e tempo: “Ter o registro do processo educativo é importante para marcar o histórico do projeto pensando em longo prazo, tanto para ver a evolução intelectual, quanto para identificar os melhores métodos de inserir novas linguagens para esses meninos”, conta.

O “Escuta Ativa”, é um projeto educativo mantido pela Orquestra Moderna, e tem como objetivo ensinar música para jovens de 10 a 16 anos com deficiência auditiva. Todos os jovens são alunos da Derdic, entidade sem fins lucrativos mantida pela Fundação São Paulo e vinculada à PUC-SP que atua na educação de surdos e no atendimento clínico a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem. A cada semestre o projeto Escuta Ativa convida um novo artista para coordenar e desenvolver um trabalho musical diferente com cerca de 20 alunos participantes.

O documentário foi selecionado pelo PROAC e tem patrocínio da Libbs – Industria Farmacêutica e Santil e está disponível através do link: https://youtu.be/HcoWvlV7CRw

Ficha Técnica

Produtora: Frontera Filmes

Direção e roteiro: Marcela Chamlian

Produção Executiva: Luiza Marques da Costa

Direção de Fotografia: Tiago Pinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo