Com isolamento, projeto de poesia nas ruas vai para casa das pessoas

Com a instalação de painéis suspensa, projeto lança desafio de leitura de poesia nas redes sociais

Distribuição do primeiro livro na 14 de julho em fevereiro de 2020 – Foto: Adriany Bueno

Para quem está entediado nesse período de isolamento social, o projeto Poesia de Rua MS lançou uma ação nas redes sociais para incentivar a leitura de poesias. O objetivo é incluir uma atividade positiva na rotina de quem está confinado em casa. Além disso, quem aderir a essa corrente pode mandar seu vídeo para o Instagram do projeto para movimentar mais pessoas aderirem este hábito.

A ideia surgiu quando a atividade principal do projeto – instalação de painéis com poesias pelas ruas da cidade – foi interrompida por conta da pandemia causada pelo Coronavírus. Além disso, menos gente circulando nas ruas é, também, menos pessoas lendo poesias. Para solucionar esse problema e ajudar quem está sofrendo com a rotina do isolamento, o Poesia de Rua MS lançou uma campanha nas redes sociais pedindo que as pessoas se desafiassem a ler uma poesia por dia.

Apesar de recente, bastante gente já aderiu. Para a maioria, é um incentivo a um hábito novo, mas para outros foi o empurrãozinho que faltava para incluir novamente a leitura de poesia no dia a dia, como o caso da Valéria Nascimento, que acompanha o Poesia de Rua MS e agradeceu a iniciativa. “Por incentivo do projeto refiz e estou refazendo algo que amo. Atividade do bem que inspira, valeu demais a iniciativa”.

Poesia de Rua em casa – Foto: Adriany Bueno

O projeto é originalmente de Campo Grande, mas a internet já conquistou participantes no interior do estado, e fora de Mato Grosso do Sul também. “Muito bacana ver o projeto crescendo além da capital. Tem pessoas de outras cidades do Estado já participando e algumas até do interior de São Paulo. Tem bastante vídeo de poesias autorais e o principal, estamos despertando a iniciativa das pessoas lerem pelo menos uma poesia por dia, temos certeza que esse hábito vai se consolidar em muita gente”.

Para participar é simples, basta escolher uma poesia de sua preferência, gravar um vídeo de leitura desta poesia e enviar para o projeto. O envio é pela página no Instagram e pode acontecer de duas maneiras: mandando diretamente pelo direct da rede social ou sendo postado pela pessoa em sua página usando a hashtag #poesiaderuaemcasa e marcando o perfil do projeto que é @poesiaderuams.

Sobre o Poesia de Rua MS

O Poesia de Rua MS é um movimento coletivo que leva reflexões para o cotidiano em forma de poesia. Ao longo de 2019, instalou dezenas de painéis pela cidade com textos de poetas locais. Em fevereiro deste ano, lançou seu primeiro livro com os poemas de Ana Teresa Camargo sua distribuição foi gratuita no centro da capital. O projeto não tem fins lucrativos e conta com apoio de parceiros. Para ser um incentivador, basta acessar o site www.poesiaderuams.com.br e contribuir clicando no botão Apoia.se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo