COVID-19: Empresa socorre clientes sem infraestrutura para home office

Online Data Cloud está providenciando desktops virtuais que permitem acessar remotamente todos os aplicativos e dados do computador do trabalho

Com origem na cidade de Wuhan, na China, o covid-19 já se espalhou por 199 países e territórios, tendo contaminado quase 740 mil pessoas e levado à morte, até agora, cerca de 35 mil. Infectologistas alegam que, por não haver ainda uma vacina que ofereça imunidade contra o vírus, a melhor medida a ser tomada é o isolamento. Nesse sentido, empresas do mundo todo estão estimulando o trabalho home office sempre que possível.

Há uma semana isso já vem sendo feito em São Paulo, mas a iniciativa tem esbarrado num problema sério: muitos funcionários não têm notebooks em suas casas e praticamente não há mais bons equipamentos à venda, já que grande parte vem da China e o risco é grande. Como resultado, muitos empresários estão prevendo queda brusca de receita, perda de clientes e demissões. Alguns anteciparam férias coletivas, mas todos seguem em busca de soluções para evitar o colapso econômico.

Foto: Divulgação Online Data Cloud

Comprometida com a situação dos clientes e do país, uma equipe da Online Data Cloud – empresa que atua há 25 anos no segmento de TI – ressuscitou uma solução que não é nova, mas estava esquecida pela facilidade com que as pessoas têm hoje de adquirir um computador pessoal: o desktop virtual. “Essa solução não atende somente à falta de notebooks no mercado, mas principalmente permite ao colaborador acessar o ambiente da empresa com todas as aplicações existentes. Ou seja, mesmo remotamente, ao olhar para a tela do computador, é como se ele estivesse em sua mesa de trabalho, com todos os dados de que precisa para dar continuidade a suas atividades de rotina. E o melhor: as equipes internas de TI não precisam se deslocar para realizar a instalação”, diz Adriano Filadoro, diretor-presidente da empresa.

Filadoro explica que o desktop virtual pode ser entregue em qualquer dispositivo e em qualquer lugar do planeta – favorecendo muito empresas com unidades em outros países. “Com essa solução, mais as ferramentas de colaboração que permitem reuniões virtuais, praticamente inexistem curva de aprendizado e período de transição. É possível trabalhar efetivamente de casa desde já. O cliente cria uma máquina-padrão, com todas as aplicações e dados da empresa, e ela poderá ser duplicada em quantas máquinas for necessário. Também podemos deixar desktops em nuvem em compasso de espera, para que sejam ativados de acordo com a necessidade dos clientes. Isso é especialmente importante para aquelas pessoas que ainda estão trabalhando em posições-chave dentro das organizações. Com esse recurso, elas podem deixar o escritório e continuar seu trabalho perfeitamente de casa, de onde pararam, sem perdas de dados ou problemas de continuidade”.

De acordo com o executivo da Online Data Cloud, assim que a ameaça deixar de existir e as pessoas retornarem ao ambiente corporativo, nada do que fizeram em sistema home office será perdido. “Com esse nível de segurança e eficiência, é o melhor que se pode oferecer em momentos de crise como o atual”.

Fonte: Adriano Filadoro, especialista em Cloud Computing, diretor-presidente da Online Data Cloud – empresa com 25 anos de atuação em TI. http://www.onlinegroup.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo