Coronavírus: Confira o que abre e fecha em Campo Grande (MS)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande (MS) emitiu um Decreto limitando a abertura de empresas públicas e privadas na cidade, com o objetivo de evitar a proliferação do contágio da Covid-19 (Coronavírus).

Desde o início desta semana, a Prefeitura de Campo Grande (MS) emitiu um decreto municipal determinando restrições para combater o avanço da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Locais públicos e privados estão restringindo o acesso ou simplesmente fechando as portas.

Estacionamento do Shopping Campo Grande completamente vazio – Foto: Álvaro Barbosa

Confira o que abre e fecha nos próximos 15 dias em Campo Grande (MS):

Lotéricas

As lotéricas seguem funcionando normalmente, porém, a Caixa Econômica Federal (CEF) recomendou que o público use os canais digitais para evitar aglomerações nas agências.

Bancos

As agências bancárias permanecerão fechadas até 5 de abril.

Correios

As agências dos Correios permanecem abertas e o atendimento ao público segue normalmente, porém parte dos funcionários estão trabalhando em casa. A direção dos Correios também recomenda que o público use os canais digitais para evitar concentrações de pessoas.

Supermercados

Supermercados, hipermercados e mercados podem funcionar normalmente, porém alguns estabelecimentos comerciais estão limitando a entrada de clientes e a quantidade de itens para compra.

Postos de saúde

As consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) estão suspensas. A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) entrará em contato com os pacientes para comunicar a medida. Nos postos, nos Centros Regionais de Saúde (CRSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) o atendimento será apenas em pacientes com sintomas de Covid-19, dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Feira Central

A Feira Central de Campo Grande permanecerá fechada por 15 dias, a partir de quinta-feira (19).

Feiras livres

Já as Feiras Livres permanecerão suspensas até 5 de abril.

Shoppings Centers

  • Shopping Campo Grande: Lojas seguem fechadas, assim como lotérica, farmácias e clínicas. O hipermercado Carrefour funciona das 8h às 23h, com acesso apenas do lado externo. Apenas os restaurantes atendem por meio de delivery.
  • Shopping Norte Sul Plaza: As lojas também fecham por 15 dias. Serviços básicos e essenciais, como supermercados, farmácias, clínicas e atendimentos em saúde, têm operação facultativa.
  • Shopping Bosque dos Ipês: Fecha a partir de hoje até 2 de abril.
  • Pátio Central Shopping: Fechado até 5 de abril.

Poder Judiciário

No Tribunal de Justiça e no Fórum Heitor Medeiros, as sessões de julgamento estarão fechadas para o público.

Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) 

Atende apenas com agendamento até esta sexta (20). A partir de segunda-feira (23), o atendimento está suspenso por tempo indeterminado.

Tribunal Regional do Trabalho (TRT24)

Mantém o atendimento, apesar de parte dos servidores estar trabalhando de casa. Audiências, sessões, perícias e correições estão suspensas até 7 de abril.

Defensoria Pública 

Segue atendendo normalmente, mas colocou os funcionários do grupo de risco para trabalhar em casa.

Órgãos Públicos

Repartições públicas municipais terão expediente das 7h às 13h. Já os órgãos públicos estaduais adotaram esquemas diferentes. Confira:

  • Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro):o atendimento está restrito, sendo feito apenas por agendamento solicitado com 24 horas de antecedência por telefone e e-mail.
  • Agência Estadual de Metrologia (AEM/MS):continua normalmente, mas está restrito a apenas dois atendentes por setor.
  • Agência de Habitação Popular (Agehab):o atendimento para inscrição em programas habitacionais está suspenso.
  • Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS):as agências localizadas no Shopping Campo Grande e no Shopping Bosque dos Ipês fecham por 15 dias. O órgão recomenda que o cidadão evite ir às agências para não criar aglomeração, usando os canais digitais de serviço.
  • Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab):funciona normalmente, mas a orientação é usar os serviços on-line para buscar uma vaga de emprego.
  • Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul):o atendimento ao público está suspenso, sendo restrito a telefone e e-mail.

Comércio

Não poderá abrir. Decreto publicado pelo prefeito Marcos Trad, proíbe a abertura. Só as lojas de conveniência, supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina ou outros com autorização especial, poderão abrir os respectivos estabelecimentos comerciais.

Mercado Municipal Antônio Valente (Mercadão), no Centro de Campo Grande, funcionará normalmente, porém com restrições.

Já o Centro Comercial Popular Marcelo Barbosa da Fonseca (Camelódromo), permanecerá fechado por 10 dias.

Outros estabelecimentos

Bares

Fecham até 5 de abril.

Restaurantes e lanchonetes 

Funcionam normalmente, mas com apenas 30% da capacidade. Mesas devem ficar a 1,5m de distância.

OUTROS

Eventos

Estão proibidos aqueles que reúnam mais de 20 pessoas.

Igrejas

Devem suspender suas atividades até 5 de abril.

Escolas 

A Rede Municipal de Ensino (Reme) suspendeu as aulas até 7 de abril. As escolas privadas devem observar o mesmo prazo, conforme a recomendação da prefeitura. Já as escolas estaduais suspendem as atividades a partir de segunda-feira (23) até 6 de abril. A Secretaria de Estado de Educação está abonando faltas nesta semana.

Universidades

Desde terça-feira (17), todas as instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, estão com as aulas suspensas por 30 dias. As atividades devem ser feitas por meio de sistemas de Educação à Distância (EAD).

Transporte coletivo

Suspenso por 15 dias a partir de sábado (21).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo