Chuva aumenta em Mato Grosso do Sul

O calor e a alta umidade vão influenciar o Centro-Oeste nesta quinta-feira. Ventos associados a um sistema de baixa pressão atmosférica, que está sobre o Paraguai, vão aumentar a instabilidade sobre parte de Mato Grosso do Sul.

O último dia do verão deve ter muitas nuvens, chuva e poucas aberturas de sol no sul de Mato Grosso do Sul. Nos demais locais do Centro-Oeste, incluindo Campo Grande, Cuiabá, Goiânia e Brasília, o sol e o calor predominaram durante a manhã e vão ocorrer pancadas de chuva a partir da tarde. Apenas o norte de Mato Grosso já teve pancadas de chuva pela manhã, intercaladas com períodos de sol.

Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

Risco de chuva forte

Nesta quinta, 19 de março, o sul de Mato Grosso do Sul e o norte de Mato Grosso estão em alerta, com risco de temporais. Nas demais áreas do Centro-Oeste a situação é de atenção, com risco de chuva moderada a forte localizada e que pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento, que devem ocorrer especialmente à tarde e à noite.

Primeiro dia do outono de 2020

O outono começa amanhã, dia 20 de março, à 00:50, pelo horário de Brasília.

No primeiro dia da estação, áreas de instabilidade se intensificam sobre o Centro-Oeste. A nebulosidade aumenta e as pancadas de chuva com raios ocorrem ao longo do dia em todos os estados e no Distrito Federal. Há risco de chuva moderada a forte inclusive sobre as capitais.

Previsão para o outono 2020

O outono é uma estação onde ocorre uma grande redução da chuva sobre o Centro-Oeste do Brasil.

Na Região Centro-Oeste, a expectativa é de que o volume de chuva fique acima da média em todo o MS neste outono. Nos outros dois estados e no DF, a previsão é de chuvas entre a média e ligeiramente abaixo, as chuvas diminuem consideravelmente em relação aos meses anteriores.

A primeira onda de frio deve atingir a região já na primeira semana de maio, causando um resfriamento acentuado em Mato Grosso do Sul. A segunda massa de ar frio forte de maio de 2020 atinge o Centro-Oeste na segunda quinzena de maio e deve ter força para causar grande queda da temperatura em Mato Grosso do Sul e também em áreas de Mato Grosso.

Fonte: Climatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo