Kaikias Via Itália domina Classe C30 no Circuito Ilhabela de Oceano antes do adiamento de regatas

Com quatro vitórias em cinco provas, tripulação local foi soberana na abertura da Copa Suzuki; por cautela, regatas do próximo fim de semana (21 e 22/03) estão adiadas

Líder Kaikias Via Itália (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

São Paulo (SP) – Kaikias Via Itália foi soberano neste fim de semana (14 e 15/03) nas águas do Canal de São Sebastião. A tripulação de Ilhabela venceu quatro das cinco regatas que abriram a 20ª Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. Por cautela, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o Yacht Club de Ilhabela e a Comissão de Regatas (CR) decidiram adiar as provas do próximo fim de semana (21 e 22/03), que concluiriam a primeira das quatro etapas anuais.

Para a maioria dos velejadores, assim como para o diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela e comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori, prevaleceu a boa vontade neste fim de semana. “A CR teve a sensibilidade de realizar as regatas programas para sábado e domingo, principalmente em respeito aos velejadores vindos de outros locais do País. Um evento outdoor não oferece tanto risco, mas pelo bom senso não haverá regatas no próximo fim de semana, até por recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde”, ponderou Dottori.

A CR irá acompanhar a situação do Covid-19 e avaliar com calma a época mais adequada e segura para retornar com as regatas em Ilhabela. “Tivemos cinco ‘regataços’ com um começo de ano fantástico. Os dois dias foram maravilhosos com o vento leste constante, de 10 a 15 nós, raia cheia (38 barcos) e muito álcool gel no clube. O Kaikias, atual campeão, sobrou e faturou quatro regatas com todos os méritos. A tripulação do Loyalty vem evoluindo muito e o Caiçara é sempre eficiente”, elogiou Dottori em relação aos adversários.

Largada de C30 em Ilhabela (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Quanto ao Caballo Loco, vencedor da Semana de Vela de Ilhabela de 2019 e do Circuito de Santa Catarina em fevereiro deste ano, Dottori fez algumas ressalvas à sua própria atuação. “Estou no leme e não muito acostumado à função. No domingo, fizemos uma largada escapada e na outra saímos em último. Mesmo assim nos recuperamos e ainda chegamos em segundo e terceiro lugares”, resignou-se o comandante do Caballo Loco.

Após cinco regatas e um descarte, Kaikias Via Itália lidera a Classe C30 com apenas quatro pontos perdidos, à frente de Loyalty, do Veleiros do Sul (RS), e de Caballo Loco e Caiçara, ambos de Ilhabela. Nas demais classes da Copa Suzuki, Ginga é o líder da HPE 25, Zeus é o primeiro na RGS, Kameha Meha está na frente entre os Clássicos e Inaê 40 é o líder na IRC.

Classificação da C30 na Copa Suzuki (5 regatas e 1 descarte)    

1 – Kaikias Via Itália – Eduardo Mangabeira: 1+1+1+(2)+ 1 = 4 pp

2 – Loyalty – Alexandre Leal: 3+2+2+1+(4) = 8 pp

3 – Cabalo Loco – Mauro Dottori: 2+(3)+3+3+2 = 10 pp

4 – Caiçara – Pablo Lynn: (4)+4+4+4+3 = 15 pp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo