Muito calor no Centro-Oeste

O último fim de semana do Verão será marcado por muito calor no Centro-Oeste do Brasil. Uma massa de ar seco predomina sobre o Mato Grosso do Sul e inibe a formação de nuvens de chuva. Enquanto isso, o ar quente e úmido facilita o crescimento de nuvens sobre o Mato Grosso e Goiás.

Nesta sexta-feira, (14), o sol aparece e faz calor em todos os estados da Região, inclusive no Distrito Federal. O forte aquecimento associado a disponibilidade de umidade na atmosfera vai colaborar para o crescimento de algumas nuvens em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal e a partir da tarde há condições para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento. No norte e noroeste de Mato Grosso, as primeiras pancadas já acontecem pela manhã.

Parque das Nações Indígenas em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa

No Mato Grosso do Sul, a presença de uma massa de ar seco e quente inibe a formação de nuvens de chuva. Por isso, o sol brilha forte, faz bastante calor com temperaturas elevadas no período da tarde. Atenção para os baixos índices de umidade relativa do ar que podem chegar a 30% em algumas áreas do estado.

Previsão para o fim de semana

O ar quente e seco atua sobre a maioria das áreas do Mato Grosso do Sul, durante o sábado. Por isso, não há expectativa de chuva para Ponta Porã, Campo Grande e Corumbá. Nestas localidades, a temperatura fica alta e nas horas mais quentes do dia a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%.

No extremo norte de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e em Goiás e no Distrito Federal pode acontecer algumas pancadas de chuva isoladas no período da tarde e noite. Em áreas próximas do Tocantins já pode chover de manhã.

No domingo, o sul do Mato Grosso do Sul, continua com o tempo firme, com muito sol e sem chuva. No noroeste do Mato Grosso, o tempo fica instável com muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da Região, o sol aparece, faz calor e a partir da tarde há condições para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade com trovoadas e rajadas de vento. No oeste de Goiás, já podem ocorrer as primeiras pancadas de chuva já pela manhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo