Cursos de Farmácia e Biomedicina da Uniderp oferecem serviços de saúde gratuitos neste sábado das 9h às 12h

Exames rápidos serão oferecidos em dois supermercados da rede Comper e ajudarão a identificar sinais de hipertensão e diabetes

Campo Grande (MS) – Neste sábado (7), alunos dos cursos de Farmácia e Biomedicina da Uniderp realizam atendimentos de saúde gratuitos à população em duas supermercados da rede Comper: unidades São Francisco e Joaquim Murtinho. Para participar, basta comparecer a um destes locais das 9h às 12h.

Entre os serviços disponibilizados está a aferição de pressão arterial, processo importante para identificação da hipertensão, um problema que atinge 24,7% da população brasileira. Campo Grande aparece em sexto lugar no ranking das capitais com maior incidência da doença, segundo dados da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizada pelo Ministério da Saúde anualmente.

Foto: Divulgação

Outro exame oferecido será o teste instantâneo de glicemia para avaliar a quantidade de açúcar no organismo, um dos indicadores que ajudam no diagnóstico do diabetes. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a estimativa é que o país concentre cerca de 13 milhões de pessoas com a doença.

A professora do curso de Farmácia da Uniderp, Thalita Ximenes, esclarece que a ação tem um papel importante para a saúde pública, pois colabora com o rastreio de enfermidades de alta incidência populacional. “É comum identificarmos casos de pessoas que não monitoravam sua saúde há muito tempo e, por meio do atendimento, descobriram que estavam no grupo de risco dessas doenças. Por isso, é importante que população aproveite o serviço gratuito”, explica.

Além dos exames oferecidos, a equipe de alunos e professores estará disponível para sanar dúvidas sobre a ingestão de medicamentos, dando orientações sobre contraindicações, efeitos colaterais e descarte correto de remédios fora do prazo de validade.

Em 2019, os cursos de Farmácia e Biomedicina da Uniderp promoveram mais de 20 ações de atendimento à comunidade, beneficiando mais de 3 mil pessoas. “Dezenas de acadêmicos puderam colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, ao mesmo tempo em que colaboraram com a saúde e a qualidade de vida da população. Formar profissionais qualificados, aliando o compromisso social, é uma premissa importante da nossa instituição”, revela Thalita.

Serviço

Uniderp | Curso de Farmácia oferece serviços de saúde gratuitos neste sábado

Data: 7 de março

Horário: das 9h às 12h

Locais: Supermercados Comper

Unidade São Francisco – R. Treze de Maio, 4587, Bairro São Francisco

Unidade Joaquim Murtinho – R. Joaquim Murtinho, 975, Jardim Aclimação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo