Lançamento do Livro ‘Vertentes – Nossos Poemas’ terá abertura musical e mesa literária na ASL

Com chancela da Life Editora, o livro ‘Vertentes – Nossos Poemas’, que reúne num só volume os poetas Elizabeth Fonseca, Guimarães Rocha, Henrique de Medeiros, Ileides Muller e Rubenio Marcelo, será lançado na próxima terça-feira 10, a partir das 19h30, na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. O evento, que terá abertura artística com o violonista clássico e concertista Marcelo Fernandes, apresentará uma mesa literária com os cinco autores, que são membros da ASL e já possuem vários livros publicados. A obra tem prefácio do escritor Geraldo Ramon Pereira, e apresentação da professora e ensaísta Ana Maria Bernardelli, e traz também comentário do imortal Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras.

Guimarães Rocha, Ileides Muller, Henrique Medeiros, Elizabeth Fonseca e Rubenio Marcelo – Foto: Raquel Souza

Na abertura, o concertista Marcelo Fernandes, doutor em música e um dos principais nomes do violão contemporâneo, tocará três composições clássicas, contemplando três consagrados autores: Heitor Villa-Lobos, Dilermando Reis, e Giulio Regondi. Fernandes integra o quadro docente da UFMS e é Pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte. Vencedor de vários concursos de interpretação instrumental, há anos empreende carreira internacional, realizando recitais e masterclasses em instituições musicais no Brasil e no exterior, tendo feito a estreia europeia da obra integral para violão de Camargo Guarnieri. “Marcelo Fernandes se há manifestado em todos sus trabajos como um guitarrista de excepción por sus excelentes condiciones e su capacidad artística”, assim afirmou o saudoso violonista e professor Abel Carlevaro, mestre com quem Marcelo estudou no Uruguai.

A mesa literária terá mediação de Ana Maria Bernardelli, que conhece bem o livro Vertentes e também a produção poética dos cinco autores. Estudiosa da crítica literária, Ana é especialista em Literatura Brasileira e Portuguesa e há mais de 40 anos leciona Produção Textual e ensina em cursos preparatórios para concursos públicos e vestibulares em Campo Grande. Também poeta, em breve lançará seu livro de poemas “Na trilha das formigas”.

Geraldo Ramon assim asseverou num trecho do seu prefácio: “Vertentes – Nossos Poemas’, em suma, é uma espécie de graal contendo cinco essências poéticas diferenciadas, mágica e caprichosamente integradas em performances linguísticas, com o fito de embevecer os privilegiados leitores”.  Ramon definiu também um pouco do estilo de cada autor: Rubenio Marcelo apresenta poemas em versos livres, com forte dosagem metafórica e filosófica, repletos de simbolismo, que nos convidam à reflexão; Ileides Muller traz poemas que induzem à meditação, exercitando especialmente a fé e a virtude; Guimarães Rocha traz ora poemas românticos, ora temas de valorização da pátria e da família, dentre outras temáticas; Já os versos de Henrique de Medeiros são mais livres, fortes e fluentes, à custa de vocábulos bem escolhidos; e Elizabeth Fonseca traz versos caracterizados pela objetividade, com ternura e leveza, enfocando pessoas, fatos, lugares. Uma oportunidade única de conhecer diferentes estilos da literatura sul-mato-grossense em uma única obra.

Serviço: O livro “Vertentes: Nossos Poemas”, 262 páginas, 180 poemas, idealizado pela Life Editora, será lançado na próxima terça-feira, dia 10 de março, a partir das 19h30 na sede da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras: Rua 14 de Julho nº 4653 – São Francisco. Na ocasião será realizada uma mesa literária com os cinco autores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo