Naufrágio deixa 1 morto e 16 desaparecidos no Sul do Amapá

Uma embarcação de médio porte com aproximadamente 70 passageiros naufragou na madrugada deste sábado (29) na Região do Rio Jari, no Sul do Amapá, causando a morte de pelo menos uma pessoa e deixando outras 16 desaparecidas. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas já estão sendo apuradas.

De acordo com informações da Capitania dos Portos, o naufrágio aconteceu quando o Barco Anna Karoline 3 seguia em direção a Santarém (PA), e no momento do acidente ventava forte na região.

As fortes rajadas de vento fizeram com que várias pessoas que estavam na embarcação caíssem dentro d’água. O comandante pediu ajuda via rádio e vários outros barcos apareceram para ajudar a resgatar as vítimas.

Foto: WhatsApp/Reprodução

Equipes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e da Capitania dos Portos também foram mobilizadas e enviadas para o local.

Um helicóptero e um avião de pequeno porte do Grupamento Tático Aéreo (GTA) também foram acionadas. Várias pessoas foram retiradas das águas com vida e foram levadas para hospitais da cidade.

Ao pedir socorro à capitania dos Portos, o comandante da embarcação, cuja identidade não foi revelada, disse que o incidente aconteceu quando passageiros foram arremessados para fora do barco por fortes rajadas de vento.

O número exato de pessoas a bordo do barco ainda não é oficial, mas acredita-se que seja entre 60 e 70 pessoas. O helicóptero do GTA chegou ao local por volta das 14h05min (horário de Brasília).

Além das equipes oficiais de resgate, também participam das buscas por sobreviventes, ribeirinhos que residem na região. Um posto de saúde móvel foi montado na região.

A embarcação saiu de um Porto em Santana por volta das 18 horas (horário de Brasília) desta sexta-feira (28), com destino a Santarém (PA), mas a embarcação naufragou por volta das 04h45min (horário de Brasília) de hoje.

Uma fonte da Capitania dos Portos, que preferiu não se identificar, disse que a viagem entre Santana (AP) e Santarém (PA) dura em média 36 horas, e que a previsão de chegada da embarcação era por volta das 06h15min (horário de Brasília) deste domingo (1º de março).

O comandante da Capitania dos Portos do Amapá, Carlos Augusto Souza, informou a Embarcação Anna Karoline está com a documentação em dia.

O barco saiu de Santana por volta das 18h, está inscrito na autoridade marítima. Nós estamos fazendo esforços para atender essa ocorrência e garantir o máximo de salvamentos possíveis. O Anna Karoline 3 tinha capacidade para 242 passageiros e era inscrito [como transporte] para passageiro e cargas“, disse Carlos Augusto Souza.

A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o proprietário da embarcação, mas não obteve sucesso.

Com informações da Assessoria da Capita dos Portos e da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo