Projeto do IEE, de Ana Moser, capacita 120 professores de Sorriso (MT) em esporte educacional

Contando com o patrocínio da Bayer, o quarto encontro de formação da temporada será na terça (18) e quarta-feira (19)

São Paulo (SP) – Cerca de 120 profissionais da área de Educação do município de Sorriso (MT) voltam a ser capacitados pelo projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE), que foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser. Este será o quarto módulo de capacitação da temporada e conta com o patrocínio da Bayer, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

Por meio de práticas pedagógicas, o curso busca ampliar o acesso dos jovens ao esporte e promover escolas mais ativas, sempre com base nos valores do Esporte Educacional, que são: inclusão, diversidade, construção coletiva, educação integral e autonomia.

Cerca de 120 professores de Sorriso serão capacitados (Divulgação)

O encontro de formação será na terça (18) e quarta-feira (19), das 7h às 17h, no auditório Magessi do Centro de Eventos Ari José Ariedi. Os 120 profissionais participantes estão divididos em três grupos, que trabalham conteúdos diferentes.

Nesse módulo, a turma 1 (50 professores de Educação Física Infantil, Fundamental I e II) irão estudar “Esporte Educacional e Ferramentas Didáticas”. Já o 2º grupo, composto por 35 professores de Educação Física Infantil, Fundamental I e II, terá como principal tema “Planejamento de Esporte Educacional”. Os 35 gestores escolares da turma 3 trabalharão o conteúdo “Pilares Escola Ativa: Cultura de Movimento”.

“O penúltimo módulo de formação é sempre de muita expectativa, principalmente neste município que o trabalho já é consolidado. Percebemos os professores muito envolvidos nas discussões com um bom nível de profundidade, sempre atentos às estratégias da formação”, fala Cibelle Borges, subcoordenadora do IEE. Ela e Alexandre Augusto serão os responsáveis pela formação.

“Temos o desejo de pesquisar temas cada vez mais próximos da realidade e que provoque a reflexão crítica dos professores no espaço de prática pedagógica. Nesse encontro, a proposta é pensar principalmente um plano de ação para que os diferentes atores que participaram desses encontros ao longo dos três anos possam continuar disseminando o Esporte Educacional na comunidade escolar e entorno”, conclui Cibelle.

A formação será na terça e quarta-feira (Divulgação)

Sorriso voltará a receber o projeto Formação de Professores no mês de março, quando será realizado o último módulo do curso e o Seminário em que os profissionais mostram os resultados que a formação trouxe para as práticas dele na escola.

Hugo Rosa, líder da planta da Bayer em Sorriso, elogia a parceira da empresa com o Instituto Esporte & Educação. “Ao longo dos últimos anos, fizemos, através de nossos colaboradores e parceiros, várias ações de impacto. O maior destaque sempre foi o projeto do IEE. A satisfação da Secretaria de Educação e dos professores foi grande ao ponto do projeto ser aclamado em todas as reuniões, visando sua continuidade. Nós, representantes da Bayer em  Sorriso, tivemos a oportunidade de ver o fruto de um projeto maduro, sério e eficiente, inclusive com nossos próprios olhos, durante visitas em escolas onde os professores haviam participado da formação”, declara.

Formação de Professores da Rede Pública – O projeto Formação de Professores da Rede Pública está no seu sétimo ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola.

Neste ano, o projeto atua em 14 cidades de oito estados (Goiás, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Tocantins, Ceará, Amapá e Mato Grosso) para capacitar cerca de 800 professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades.

Serviço

Formação Continuada de Professores da Rede Pública – Sorriso (MT)

Datas: 18 e 19 de fevereiro

Horário: 7h às 17h

Local: Auditório Magessi – Centro de Eventos Ari José Riedi (avenida Blumenau – Rota do Sol)

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 45 mil professores e educadores em todo o Brasil.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Mastercard, Petrobras, NIKE, Nestlé, EDP Renováveis, Instituto EDP, Banco Votorantim, Reserva Votorantim, Bayer, Anhanguera, Pitágoras, Aché, Isa CTEEP, Mercado Livre, Motorola, Verde Asset Management, Novelis, Roche, WestRock, Grupo CCR, Bank Of America, Trench Rossi e Watanabe Advogados, Yamana Gold, Lundin Mining, CMPC, AES Tietê, Bloomberg, Mentos, Portocred Financeira, ValGroup, Penha, HSBC, Kinea e DrogaRaia.

Saiba mais sobre o IEE: 

Site: www.esporteeducacao.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/

Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo