Fórmula 1 2020: Lewis Hamilton e a história dos capacetes desenhados por um brasileiro

Raí Caldato revela os detalhes da maior transformação já feita no capacete de Hamilton para a temporada mais importante de sua carreira, na qual pode ser heptacampeão mundial e recordista de vitórias na F1

Hamilton apresentou o capacete junto com o carro W11 (Foto: Divulgação)

Hamilton apresentou o capacete junto com o carro W11 (Foto: Divulgação)

A entrevista com o brasileiro Raí Caldato, designer oficial dos capacetes de Lewis Hamilton desde 2017 na F1, foi interrompida pelo próprio piloto britânico horas antes do GP Brasil 2019, em Interlagos. Raí e Hamilton falaram por quase uma hora.

Com uma grande reviravolta perto do prazo final de entrega, história e todos os detalhes do processo de criação do capacete de Hamilton para a temporada mais importante de sua carreira.

Hamilton mudou a cor principal de seu capacete para 2020 (Foto: Divulgação)

Hamilton mudou a cor principal de seu capacete para 2020 (Foto: Divulgação)

Em 2020, o piloto da Mercedes pode conquistar o hepta campeonato mundial, tornando-se o maior campeão de todos os tempos, ao lado de Michael Schumacher. Além disso, o britânico pode virar o piloto com mais vitórias na história da categoria.

Basta vencer mais sete corridas e ultrapassará Schumacher. São 84 triunfos contra 91, respectivamente. Em 2019, Hamilton ganhou onze das vinte e uma corridas.

No ano passado Raí Caldato foi o vencedor, entre os mais de oito mil concorrentes do mundo inteiro, em um concurso para desenhar o capacete do então tricampeão mundial de F1, Lewis Hamilton.

A validade do contrato com a fornecedora de capacetes de Hamilton era apenas para a temporada de 2017.

Raí Caldato e Hamilton quando se conheceram em 2017 (Foto: Arquivo Pessoal)

Raí Caldato e Hamilton quando se conheceram em 2017 (Foto: Arquivo Pessoal)

A satisfação do piloto com o trabalho do brasileiro foi tão grande que quando se encontraram em Interlagos, no final daquela temporada, Hamilton convidou Raí para ser seu design oficial. E desde então a parceria está invicta. Veio o tetra, o penta e o hexa.

Raí diz que pela possibilidade de bater todos esses recordes, Hamilton pediu algo especial para 2020. Ele teve que encontrar uma solução equilibrada para contar a história de Lewis na F1. Por isso, criou linhas para contar sua trajetória na carreira por meio de vários elementos gráficos

“Para as laterais, onde ficam as três asas, os desenhos foram mais clássicos, remetendo às asas dos primeiros títulos dele pela Mercedes. A parte frontal lembra mais o capacete de 2019, quando chegou ao hexa. A traseira também faz alusão aos títulos anteriores”, explica.

As estrelas são ligadas entre si agora (Foto: Divulgação)

As estrelas são ligadas entre si agora (Foto: Divulgação)

“Através desses elementos gráficos contamos a retrospectiva da carreira dele até 2020. Uma espécie de tudo que ele passou até chegar na temporada que ele tem possibilidade de disputar o hepta”, completa.

O desenho das estrelas, que eram separadas até 2018, formaram estrelas duplas no ano passado, com uma atrás da outra. Esse ano as estrelas são duplas e ligadas entre si, trazendo um significado conceitual de que um título leva ao outro.

“O que eu aprendi no ano anterior me faz mais forte e mais preparado para conquistar o título seguinte, por isso uma estrela sai de dentro da outra”, justifica após pensar nessa junção.

Capacete Lewis Hamilton para o GP Brasil de 2019 (Foto: Divulgação)

Capacete Lewis Hamilton para o GP Brasil de 2019 (Foto: Divulgação)

Lembrando daquele papo no GP Brasil, Raí diz que Hamilton cogitou um fundo amarelo e uma evolução do desenho de 2019, porém, isso aconteceu. O resultado foi essa combinação de anos anteriores.

Ao todo foram onze layouts diferentes no tempo de desenvolvimento do capacete, que teve início em 7 de janeiro, e entrou madrugada a dentro durante todo o mês até entregar o produto finalizado no dia 31.

“Fizemos com fundo amarelo e branco e variando as cores do tema principal como vermelho metálico escuro, vermelho mais vivo, laranja, verde, azul e algumas outras” relembra.

O laranja foi descartado por remeter a Max Verstappen, já que o piloto de 22 anos é holandês e aquele “mar laranja de torcedores” o acompanham durante toda a temporada. O azul, por exemplo, está presente no capacete de seu companheiro, o finlandês, Valtteri Bottas.

O capacete do britânico foi eleito o mais bonito da última temporada (Foto: Divulgação)

O capacete do britânico foi eleito o mais bonito da última temporada (Foto: Divulgação)

Depois de dez desenhos ficou decidido que seria o vermelho escuro metálico como cor principal – tonalidade que já usou em capacetes, fundo branco e detalhes em amarelo.

Mas, perto do prazo final, Hamilton pediu para ter uma nova cor de tema principal. Além disso, ele não queria mais o amarelo de apoio. E deixou Raí bem à vontade para escolher.

O prazo final do layout era 31 de janeiro. O capacete completo ficou pronto em 7 de fevereiro. E essa mudança de cor principal aconteceu no dia 2 de fevereiro, literalmente na reta final.

“Tive a coragem e a ousadia de enviar como cor principal um roxo e um roxo mais claro puxado para o rosa, o violeta. O motivo é que essas cores não estão no grid. O rosa está nos capacetes da Racing Point, mas bem diferente da tonalidade que escolhi. A nova cor principal é uma maneira de identificar o piloto pela cor. Então a gente queria uma cor do Lewis. O vermelho é legal, mas tem em muitos capacetes” relata Raí.

Raí Caldato exibe os capacetes de Lewis em sua casa (Foto: Raí Caldato/Arquivo Pessoal)

Raí Caldato exibe os capacetes de Lewis em sua casa (Foto: Raí Caldato/Arquivo Pessoal)

O roxo e o violeta têm um significado místico de ascensão espiritual, de elevação, crescimento, realeza e conexão com o divino. Essa foi a relação com o sentimento de Hamilton para essa temporada.

“Conhecendo ele, que trabalha com moda e tem bastante senso estético, eu achei que fosse gostar bastante do roxo e do violeta. Tanto que ele tem um Pagani Zonda roxo metálico” diz.

A aceitação do Hamilton pelas duas opções foi enorme. Mas o de sua preferência foi o mais puxado para o violeta. A prova de que o piloto da Mercedes gostou muito das cores novas é que, a princípio, ele levaria dois capacetes – o vermelho e o violeta – para a apresentação oficial do carro da Mercedes para a temporada 2020, o W11, no dia 14 de fevereiro, mas ele descartou o vermelho e fez questão de apresentar apenas o violeta.

O convite para ser designer oficial aconteceu em 2017 (Rai Caldato/Arquivo Pessoal)

O convite para ser designer oficial aconteceu em 2017 (Rai Caldato/Arquivo Pessoal)

Como perceberam o modelo apresentado junto ao W11 foi o roxo, pois ao invés do violeta, a cor saiu mais escura que o esperado. Contudo, a aceitação do capacete foi enorme depois que Hamilton postou fotos nas redes sociais.

No primeiro treino da temporada em Barcelona, na Espanha, que aconteceu hoje, Hamilton usou o capacete na cor violeta com o topo pintado na mesma tonalidade. Mas como o roxo foi um sucesso de público e da crítica, o piloto decidiu realmente manter o roxo para a temporada, ao invés deste violeta.

Mas ainda terá novidades em relação ao que foi apresentado junto ao W11, que ainda não podem ser reveladas. No primeiro GP da temporada, em Melbourne, na Austrália (15 de março), Lewis já estará com a versão final do capacete.

Nos treinos de Barcelona Hamilton correu com o violeta (Foto: Divulgação)

Nos treinos de Barcelona Hamilton correu com o violeta (Foto: Divulgação)

Quando Raí e Hamilton se conheceram, em 11 de novembro de 2017, Lewis disse: “Foi o melhor design que já tivemos. Sou muito grato pelo trabalho que realizou. Espero que se sinta orgulhoso, fui campeão do mundo vestindo o seu capacete”. Depois disso, ainda vieram mais dois títulos.

Com seu talento, Raí transformou um concurso com validade de um ano em um sonho de infância. E o britânico encontrou no brasileiro a pessoa com maior capacidade para personificar sua identidade nas pistas.

Se a escrita for mantida, Lewis Hamilton conquistará seu sétimo campeonato mundial e possivelmente será o piloto com maior vitórias da história, eternizando ainda mais essa parceria e a assinatura de Raí Caldato em seus capacetes.

Fonte: Autoesporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo