Viagem e trabalho? Confira as profissões para quem ama viajar

Se você é uma pessoa que está sempre em movimento e não consegue ficar parado em um lugar, essas profissões vão cativar você!

Trabalhar no mesmo lugar por um longo período e com a mesma rotina soa como tédio para você? Não se preocupe, existem profissões para quem gosta de estar sempre em movimento e deseja unir o prazer de viajar com o trabalho.

Separamos abaixo algumas delas para você conhecer e inspirar a sua carreira. Confira!

Foto: Shutterstock/Reprodução

Turismólogo – profissional com graduação em turismo, que pode atuar em diversas frentes. É capaz de planejar, organizar e promover viagens para lazer ou negócios. Pode trabalhar na área de hotelaria, eventos, agenciamento, entre outros.

Guia de turismo – esse profissional tem a responsabilidade de desenvolver roteiros turísticos para que os turistas tenham a melhor experiência durante a viagem. Ele orientar ou acompanha essas pessoas em visitas, excursões e aos principais pontos turísticos de acordo com o perfil do grupo, além de oferecer informações histórica sobre o destino.

Agente de viagens – você é aquela pessoa que gosta de planejar as viagens com os amigos? A organização fica sempre por sua conta? Talvez a carreira de agente de viagens seja para você. Esse profissional é responsável por prestar todas as informações sobre as viagens como a elaboração de um roteiro turístico, hospedagens e passagens.

Tripulação de cruzeiro – trabalhar em alto mar pode trazer a oportunidade de conhecer diversos destinos paradisíacos, além de participar de diversas festas dentro do navio. Porém, nem tudo são flores, já que os tripulantes precisam trabalhar muito para proporcionar aos clientes uma experiência inesquecível, mas para todo sacrifício há uma recompensa. Você pode trabalhar como garçom, bartender, assistente de quarto e trabalhos na cozinha.

Tripulação de aeronave – trabalhar em avião – dependendo da companhia aérea – permite viajar para muitos lugares do Brasil e do mundo. Você pode investir para se tornar piloto, co-piloto ou comissário de bordo.

Instrutor/professor de alguma atividade – se você sabe fazer alguma coisa muito bem, que tal ensinar outras pessoas pelo mundo? Instrutor de mergulho, de surf, de esqui, de dança, e por aí vai, encontram oportunidades em quase todo lugar. Professor de idiomas também faz muito sucesso, e se você fala inglês e espanhol, por exemplo, pode morar na Espanha e dar aulas de português e inglês.

Trabalho voluntário – uma das formas mais econômicas de viajar é participar de trabalhos voluntários fora do país. Além de deixar o mundo um pouco melhor ajudando pessoas e instituições carentes de ajuda, você terá a oportunidade de conhecer a cultura, as belezas, e a realidade de um outro país.

Nômades Digitais – esses profissionais são capazes de fazer tarefas que, por meio da internet – muito na área de marketing digital -, podem ser realizadas literalmente de qualquer. As profissões mais comuns dos nômades são: produção e edição de vídeo (principalmente para quem tem Youtubers como clientes); profissionais de TI podem gerenciar e desenvolver sites; venda de produtos por meio de afiliados (você vende pela internet produtos de outras empresas); gerenciamento de redes sociais; redator; designer gráfico; entre outros.

Fotógrafas também fazem parte desse leque, pois, além de fotografar as belezas dos lugares, podem editar as fotos e vendê-las para bancos de imagens de qualquer lugar.

Dessa forma, vimos que existe oportunidade para diversos perfis de pessoas. Mas, antes de escolher a carreira profissional, converse com pessoas que atuam na área e pergunte sobre os desafios, a rotina e as qualificações necessárias para chegar ao topo.

Além disso, estar atento ao que acontece na profissão é fundamental para fazer a sua carreira evoluir. E nesse caso, como você estará viajando boa parte do tempo, um curso a distância pode ser o ideal. Empresas como a Catho, possuem parcerias com universidades de todo o Brasil – como a Anhanguera – que disponibiliza descontos em bolsas de estudos para os cursos EAD. Dessa forma, você também pode se qualificar enquanto viaja pelo mundo!

Contudo, é importante lembrar que não importa a profissão que você escolher sempre haverá dias bons e ruins e muito trabalho duro, principalmente no começo. Mas, com muito foco e fazendo o que você gosta, esses momentos serão muito mais leves e fáceis de superar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo