Carreta de prevenção à saúde da mulher fará atendimentos gratuitos na Uniderp

Mamografia e Papanicolaou são os exames disponíveis. Iniciativa acontecerá nas unidades da Avenida Ceará e Agrárias

De 17 a 20 de fevereiro, a carreta de prevenção do Hospital de Amor, antigo Hospital de Câncer de Barretos, estaciona na universidade Uniderp para disponibilizar à população exames ginecológicos e de diagnóstico da mama gratuitos. O atendimento será realizado por ordem de chegada e as interessadas deverão levar os documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e um comprovante de residência.

De segunda a quarta-feira, o atendimento acontecerá no campus da Avenida Ceará, 333 e na quinta-feira, a carreta estará na unidade Agrárias, situada na avenida Alexandre Herculano, 1.400, no bairro Taquaral Bosque.

Foto: Divulgação

Diariamente, serão oferecidas 76 vagas para o exame Papanicolaou para mulheres de 25 a 64 anos e 54 mamografias para o público feminino de 40 a 69 anos. “Por meio dos nossos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia e clínicas na área de saúde, temos oferecido atendimento e tratamento a centenas de cidadãos todos os anos. A presença da carreta do Hospital de Amor dentro da universidade amplia esse compromisso social, com o foco na prevenção”, explicou o reitor da Uniderp, Taner Bitencourt.

Para a enfermeira do Hospital de Amor, Esthefani Uchôa, a ação de atendimento também vem reforçar a necessidade de vigilância constante com as principais doenças que afetam a saúde da população feminina. “No próximo mês ocorrerá a campanha Março Lilás, que tem como objetivo despertar a atenção e conscientizar para a prevenção do câncer do colo do útero, hoje, a terceira maior incidência entre as mulheres brasileiras”, revela.

Avaliação

A estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer) para 2020 é de 850 casos de câncer de mama em Mato Grosso do Sul. Desses, 370 seriam em Campo Grande. Com relação ao câncer de colo do útero a expectativa é de 270 ocorrências em todo o estado e de 40 na Capital.

Carreta de prevenção do Hospital de Amor da Uniderp

Horário: das 8h às 17h

Locais:

Uniderp Matriz — Avenida Ceará, 333.

Uniderp Agrárias — Avenida Alexandre Herculano, 1.400.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo