Estreante no QS e em Fernando de Noronha, Edgard Groggia garante a maior nota do Elétron Energy apresenta Oi Hang Loose Pro Contest

Filipe Toledo é outro recordista do evento na ilha, que segue neste sábado

Surfista Edgard Groggia – Foto: Fabio Maradei

A primeira vez a gente nunca esquece. A frase é até batida, mas serve muito bem para o surfista de Santos, Edgard Groggia, destaque desta sexta-feira (14), o quarto dia do Elétron Energy apresenta Oi Hang Loose Pro Contest, etapa do World Surf League Qualifying Series (QS), na Ilha de Fernando de Noronha. Em sua estreia no Circuito Mundial e no arquipélago, ele garantiu a maior nota do evento até agora, 9,57 pontos, com um tubo de direita, com um drop fantástico numa onda de 1,5 metro, na Praia da Cacimba do Padre.

Aos 23 anos, o atleta compete pela primeira vez uma etapa do QS e não esconde a satisfação de ver tudo começar a dar certo. Quando jovem, foi apontado como uma das grandes promessas, ainda quando morava em Guarujá, mas por algum tempo chegou a desanimar. Agora, morando em Santos, vem iniciando uma nova trajetória.

Conseguiu uma empresa para agenciá-lo, a The One, e chegou em Noronha com novo patrocínio, da Natural Art, com planejamento de disputar o Circuito Mundial, para acumular pontos para poder competir as etapas do Challenger Series, que têm maior pontuação, no ranking em busca da classificação ao Championship Tour (CT). “Eu já estava feliz de ter passado a minha primeira bateria. Estou aprendendo ainda no QS”, falou.

Surfista Edgard Groggia em Fernando de Noronha – Foto: Daniel Smorigo/WSL

“É minha primeira etapa, minha primeira vez em Noronha, estou feliz, muito feliz mesmo. Não só com a performance, mas por me fazer acreditar mais ainda no meu potencial. É uma felicidade que me consome. Esse ano tudo tem acontecido bem, Deus tem colocado pessoas maravilhosas no meu caminho e tudo tem cooperado para dar tudo certo”, comentou.

Ele lembra o período que ficou sem patrocínio e até sem expectativas de competir. “Foi muito difícil, desanimei. Esse ano, tenho um empresário que acredita no meu futuro, que vai me levar para as etapas do QS, conseguiu patrocinador, que é da minha Cidade, tem acreditado em mim, no meu potencial. Sei que é difícil para um empresário, uma marca acreditar, porque estou tendo de recomeçar, o investimento é alto, e só tenho de agradecer por confiarem no meu potencial”, ressaltou. “Tenho muito a mostrar”, complementou o atleta que já está entre os 16 melhores da etapa e enfrentará Wesley Dantas, garantindo um nono lugar, no mínimo.

FILIPE TOLEDO – Também nesta sexta-feira, quem voltou a brilhar foi Filipe Toledo, o grande nome do evento, por ser o atual top 4 do CT. O surfista foi o primeiro a romper a barreira da nota nove, um 9,07, também com um tubo de esquerda ‘deep’ (profundo), uma bateria antes de Edgard, mas ainda segue com um recorde na competição, com a maior média, 16,57 pontos, nas duas melhores ondas, de 20 pontos possíveis.

Surfista Filipe Toledo – Foto: Clayton Nunes

“Foi irado! Deu para me divertir, foi maneiro para caramba, bem difícil, bem técnico, mas consegui ir até o finalzinho, onda muito longa, bem deep. Cacimba é isso. Mar perfeito, só tubos. Que continue assim até a final”, relatou o surfista, já adiantando animação para brigar pela vitória. “Com certeza, vim aqui para tentar o título, mas o importante é estar aqui me divertindo, fazer o que gosto”, disse.

Em Noronha, ele está acompanhado da esposa, Ananda, e nas horas de folga das disputas, aproveita para passear pelos muitos encantos da ilha, onde tem uma relação antiga como competidor. “Estou amarradão de voltar a competir aqui, onde tudo começou”, destacou Filipinho, lembrando que foi nesse mesmo evento, em 2009, então com apenas 13 anos a sua estreia como profissional.

BICAMPEONATO – Filipe também já está no round dos 16 melhores e terá pela frente o francês Joan Duru, ex-CT, no caminho para as quartas-de-final. Outros destaques do dia ficaram para dois campeões do evento que avançaram na mesma bateria em busca do inédito bicampeonato em Noronha, Jadson André, vitorioso ano passado, e Alejo Muniz, o melhor em 2011. Os dois competiram na mesma bateria e se classificaram para as oitavas-de-final.

Surfista FilipeToledo Fernando de Noronha Foto Daniel Smorigo WSL

O atual campeão terá pela frente uma das revelações do evento, Léo Casal, de apenas 15 anos, que nesta sexta-feira protagonizou uma virada com um tubo muito difícil. Alejo disputará sua vaga para as quartas contra Samuel Pupo. Quem também já está nessa fase é Wiggolly Dantas, novo líder do QS. O surfista vem de vitória na etapa de Pipeline, no Havaí, e em Noronha enfrentará Renan Pulga.

Outro destaque brasileiro já classificado é Jessé Mendes, que até ano passado estava na elite mundial, e terá como rival o havaiano Ian Gentil. Do round dos 24 melhores, restam duas baterias para este sábado, com quatro estrangeiros e dois brasileiros. Thiago Camarão terá como rivais Noe Mar McGonagle, da Costa Rica, e Maxime Huscenot, da França, enquanto Ian Gouveia, que busca seu retorno ao CT, compete contra Ramzi Boukhiam, do Marrocos, e Mason Ho, do Havaí.

Palanque – Foto: Fábio Maradei

MEIO AMBIENTE – Fora do mar, o Elétron Energy apresenta Oi Hang Loose Pro Contest contou com uma ação ambiental envolvendo o público que estava acompanhando as disputas. “O objetivo foi contribuir com o Projeto Noronha Plástico Zero, convidando as pessoas que estavam com embalagens plásticas de água, para a troca por garrafas retornáveis da Hang Loose. Recolhemos em média 60 a 80 garrafas na Praia da Cacimba do Padre”, explicou a produtora do evento, Flávia Ferro, informando que a ação será repetida neste sábado.

A competição segue neste sábado, com chamada para 7 horas (6 horas de Brasília). O vencedor da etapa garante 5 mil pontos no ranking mundial do QS, que qualifica os dez melhores da temporada para o CT 2021, e embolsa US$ 15 mil, de um total de US$ 100 mil de premiação. As disputas são transmitidas ao vivo pela internet, no site www.worldsurfleague.com.

O Elétron Energy apresenta Oi Hang Loose Pro Contest é uma realização da World Surf League (WSL) com patrocínios da Oi e Elétron Energy, através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo de Pernambuco, tendo como proponente o Instituto Incentiva, e da Hang Loose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo