Bloco Casa Comigo desfile manifesto à cultura neste sábado, dia 15

Um dos grandes protagonistas da retomada do carnaval de rua de São Paulo, o Bloco Casa Comigo acredita que todas as artes se encontram no Carnaval e neste ano lança desfile com manifesto à cultura num grito necessário e atual, com o tema ‘’As Artes Vão Rolar’’. A ideia é celebrar, fomentar e carnavalizar toda forma de arte. E essa iniciativa inclui levar apresentações de projetos artísticos durante o desfile do bloco, que foram selecionados e financiados pelo Casa Comigo por meio de edital realizado em janeiro. Se no Brasil as artes estão sob ataque, no Carnaval de São Paulo elas vão estar sob atabaques. O desfile acontece no sábado, dia 15 de fevereiro, com concentração às 11h, na avenida Ipiranga X São João.

Bloco Casa Comigo – Foto: Divulgação

“Nosso bloco tem noivas, noivos e também padrinhos. Nesse Carnaval de 2020, seremos padrinhos de outros movimentos artísticos. Queremos espalhar a Arte nas mais diversas formas e linguagens durante o desfile. Neste momento sombrio em que vivemos, precisamos relembrar a importância da Arte como olhar crítico dos nossos tempos. A arte é o que nos move, como artistas, gestores e cidadãos”, reforça Raul Silêncio, vocalista e um dos fundadores do bloco.

Bem ao espírito do tema ‘’As Artes Vão Rolar’’, o bloco também mudará o local de seu cortejo. Em 2020, irá desfilar pela primeira vez no centro da cidade, passando em frente e celebrando famosos núcleos culturais de São Paulo, como a Biblioteca Mário de Andrade e o Teatro Municipal.   “A gente acredita que o centro tem tudo a ver com nosso tema, nossa proposta. Por isso, queremos que essas apresentações, que serão selecionadas por meio do edital, se conectem com a cidade através desses ícones culturais que estão no centro. Serão manifestações artísticas que vão instigar os olhos, os ouvidos e as mentes das pessoas que fazem o Carnaval de rua. E que, além da contemplação, sejam catalisadores de reflexões. Carnaval nunca é apenas o Carnaval”, conta Raphael Guedes, produtor cultural e também um dos fundadores do bloco.

Para o carnaval 2020, o Bloco Casa Comigo também lança a música “Atropela”, um brega-funk que fala sobre autonomia e o direito da mulher sobre seu corpo. Com origem no Nordeste, o brega-funk ganhou o país e chega ao carnaval de rua de São Paulo, com a canção contagiante feita por Raul Silencio, um dos fundadores e músico do Bloco Casa Comigo, em parceria com as cantoras Stella Damaris e Bruna Faria que, que junto com a Sarah Roston, formam o coral de poderosas que vai botar a galera pra ferver. Além disso, o bloco tem como madrinha a atriz Fernanda Paes Leme, e este ano traz pela primeira vez a atriz Erika Januza como musa do bloco.

Projetos selecionados no edital:

Pernambolados/Baque Bolado

Uma homenagem aos afoxés de Recife e Olinda. Do alto de suas pernas de pau, a Cia.de Artes do Baque Bolado, pioneira na difusão dos ritmos nordestinos em São Paulo há mais de 20 anos, vão tocar e cantar afoxés e outros ritmos de raízes africanas durante o desfile.

FULEJO

Danças Brasileiras

O grupo de danças brasileiras vai levar o carnaval de outras partes do país para as ruas de São Paulo, com números de Frevo, Maracatu, Maculelê, Roda de Côco, entre outros.

CIGARRA

Especial Gilberto Gil

A banda Cigarra apresentará um show em homenagem a carreira de Gilberto Gil, com clássicos de todas as fases de sua carreira no desfile do Casa Comigo.

Orquestra no Municipal

E como parte das surpresas deste ano, o bloco vai encerrar seu cortejo com apresentação de uma orquestra em frente ao Teatro Municipal.

Desfile do Bloco Casa Comigo

Data: 15/02

Concentração: Avenida Ipiranga, 700 – centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo