Ação diminui índice de infestação do mosquito da dengue na região das Moreninhas

Vereador Chiquinho Telles durante ação no combate Aedes aegypti – Foto: Assessoria

O líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Chiquinho Telles (PSD), nesta quinta-feira (13.2), durante sessão ordinária ocupou o microfone de apartes para agradecer aos agentes de combate a endemias e aos comunitários de Saúde, englobando as equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais/CCEV e da Secretaria Municipal de Saúde, pelas ações que realizam na Capital. “Esses trabalhadores merecem os nossos parabéns pela organização e eficiente trabalho de combate ao mosquito da dengue que estão fazendo na cidade inteira”, reconheceu.

A participação das lideranças comunitárias também foi enaltecida pelo Parlamentar. “Os líderes dos bairros se uniram ao CCEV, visando a conscientização da população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito, pois mais de 80% se encontram dentro das residências”, disse.

Para o Vereador, foi uma satisfação receber a notícia que a recente ação realizada na região das Moreninhas obteve resultados positivos, com a diminuição do índice de infestação do mosquito da dengue. “É mais uma mobilização que tivemos sucesso graças à união de esforços de todos. Porém, o trabalho de prevenção deve ser contínuo”, alertou.

Vereador Chiquinho Telles durante ação no combate Aedes aegypti – Foto: Assessoria

Balanço positivo

O coordenador de Controle de Vetores/CCEV, Vagner Ricardo dos Santos, elogiou o engajamento da comunidade da região das Moreninhas. “Os moradores entenderam da necessidade de descartar materiais que poderiam se transformar em focos do mosquito Aedes, disponibilizando-os de forma correta nos pontos de coleta”, observou.

A boa notícia, conforme Vagner Ricardo dos Santos, é que antes da ação o número de notificações nas Moreninhas era considerado alto. Depois da mobilização, passou para moderado. Ele comentou ainda que “a ação ajudou bastante. E durante as visitas dos agentes, os próprios moradores manifestaram que ficaram satisfeitos com a realização da operação de combate ao Aedes”.

Agora, explicou o Coordenador, a região vai receber serviços de monitoramento e de fumacê no combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya, “e se for necessário, vamos intensificar novamente as visitas nas casas”, anunciando que “no final de semana vamos trabalhar na região do Bandeiras, incluindo as Moreninhas, quando iremos entrar nos imóveis desabitados”.

A participação das lideranças da região das Moreninhas, segundo Vagner Ricardo dos Santos, tem sido importante para o sucesso das ações. “Elas ajudaram não só na divulgação, bem como nos indicando os imóveis que se encontram em estado crítico de infestação. Moreninhas deu um exemplo muito positivo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo