CBM homologa categoria Rally Cup para 2020

As provas de Rally, em circuitos de até 30 km, até então regionais, muito tradicionais na Região Nordeste do Brasil, agora têm uma categoria própria e um campeonato brasileiro.

Os amantes da velocidade sobre duas rodas e também das quatro rodas (no caso dos quadriciclos e UTVs) que queiram estar entre os pilotos mais velozes do país em 2020, já podem começar a se preparar para o Campeonato Brasileiro de Rally Cup, previsto para iniciar dia 08 de fevereiro, em Riachão do Bacamarte, próximo a Campina Grande na Paraíba.

O Rally Cup é uma competição esportiva muito tradicional na região Nordeste do Brasil, com campeonatos regionais e provas muito tradicionais principalmente nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A competição é disputada em circuito fechado, em terrenos variados, com o objetivo de colocar em mérito a velocidade e a resistência dos pilotos assim como a resistência das máquinas.

Foto: Divulgação

O roteiro tem placas de sinalização informando a direção correta e os pontos de perigo do trajeto. A prova é no estilo Cup, e cada etapa é dividida em três provas, com baterias num mesmo percurso e com distância mínima de 24 e máxima de 30 km, que contam pontos separadamente. Em todas as categorias – Motos, Quadriciclos e UTVs, o apoio mecânico é liberado entre as baterias.

Cada competidor conquista pontos de acordo com sua classificação em cada prova e ao final de cada etapa, os competidores que somarem o maior número de pontos serão declarados campeões em suas respectivas categorias.

No total, o Campeonato Brasileiro terá quatro categorias em disputa para as motos, uma categoria para Quadriciclos e quatro para os UTVs, de acordo com o veículo utilizado por cada piloto e experiência e resultados acumulados por ele em sua carreira, sempre visando um equilíbrio maior na competição. Para todas as etapas desta temporada, o grid vai ser limitado a 60 veículos, por isso é importante garantir o quanto antes sua inscrição.

Para a primeira etapa do Campeonato, o Rally X-Fight, na Fazenda Pouso Alegre, na Paraíba, o trajeto já está pronto e definido, serão 25 km de percurso, alternado trechos bem travados com muitas curvas com outros mais planos e rápidos, além de várias passagens por cursos d’água, tudo isso com muita variação de altitude. A largada e a chegada acontecerão ao lado do parque de apoio que será montado dentro da Fazenda.

Foto: Divulgação

Calendário 2020 – Campeonato Brasileiro de Rally Cup

1ª Etapa – Campo Grande – PB –  08/02/20

2ª Etapa – ALAGOAS – 21/03/20

3ª Etapa – RIO GRANDE DO NORTE – 30/05/20

4ª Etapa – BAHIA – 25/07/20

5ª Etapa – CEARÁ – 05/09/20

6ª Etapa – SANTA CATARINA – 24/10/20

7ª Etapa – MARANHÃO – 21/11/20

* Datas e locais sujeitos a alterações.

O regulamento da competição foi divulgado esta semana pela comissão de Rally da Confederação Brasileira de Motociclismo, responsável pela modalidade.

Os estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Santa Catarina, Ceará e Maranhão devem receber pelo menos uma das sete etapas previstas este ano para o Campeonato Brasileiro de Rally Cup. As inscrições quando abertas serão divulgadas no site da CBM.

Mais informações acesse: www.cbm.esp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo