Por que a ferrugem-asiática está fraca na safra 2019/2020?

Não queremos “chover no molhado”, e nem na ferrugem. E isso explica tudo: o atraso nas chuvas e consequente atraso na semeadura da soja em muitas regiões prolongou o período de vazio sanitário, favorecendo assim a diminuição do inoculo da doença antes da safra. A estiagem foi abrangente, incluindo grande parte do Centro Oeste e Sul do país, além de países vizinhos, cujas lavouras poderiam ser uma das fontes de inoculo.

Ferrugem Asiática – Foto: Claudia Ferreira Godoy

E quando as chuvas começaram, vieram em volume e frequência de normal a fraco. Ou seja, não houve a combinação de extenso período de molhamento foliar e suficiente quantidade de inoculo (esporos da ferrugem) na fase mais crítica (fechamento das ruas e florescimento) que provocasse uma forte pressão da doença.

E, é claro, o produtor não descuidou, já que a recomendação é realizar aplicações preventivas, devido ao potencial de dano da doença. Vale a pena ressaltar que o monitoramento das lavouras é muito importante, até mesmo para saber quem chegou primeiro nas folhas de soja: o fungicida ou a doença.

É importante termos em mente que a menor severidade da doença nesta safra (até agora!) deve-se principalmente a fatores climáticos, que são diferentes em cada ano. Esta safra, portanto, comprovou a importância do vazio sanitário no controle da ferrugem.  Mas como a semeadura atrasou, ainda temos (nós e a ferrugem) alguns dias pela frente. Portanto, devemos continuar alertas.

*1 Analista da Embrapa Agropecuária Oeste

*2 Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste

*3 Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo