Açude se rompe na zona rural de Aricanduva (MG) e provoca inundações

Um açude se rompeu na manhã desta quinta-feira (23), por volta das 10h05min (horário de Brasília), na Zona Rural de Aricanduva, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, provocando inundações em algumas áreas. Ainda não há informações sobre vítimas e desabrigados.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pela Assessoria de Comunicação da Defesa Civil de Minas Gerais, o rompimento do açude fez com que o nível de água do Rio São Lourenço subisse cerca de 1 metro, causando inundações na cidade.

Foto: WhatsApp/Reprodução

O prefeito de Aricanduva, Orlando cordeiro Oliveira, disse em entrevista que uma barragem corre o risco de se romper a qualquer momento. A Defesa Civil não soube informar o número de feridos ou desalojados.

Ainda segundo o prefeito, o açude que se rompeu é de pequeno porte e fica localizado em uma propriedade particular. A Defesa Civil está monitorando a situação.

A situação assustou os moradores, mas até o momento não temos relatos de feridos. A água invadiu alguns comércios, algumas casas. Estamos monitorando os prejuízos“, disse o prefeito de Aricanduva.

O açude que se rompeu fica localizado próximo a Comunidade Rural de Córrego do Paca, que foi evacuada.

A forte chuva que atingiu a região nos últimos dias pode ter provocado o rompimento do açude. Ao todo, foram 80 milímetros de água, segundo informações do Instituto Nacional de Metrologia (Inmet).

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo