Austrália anuncia programa de bolsas de estudo para brasileiros

Destination Australia Program oferece bolsas de valor aproximado em R$ 42 mil e candidatos contam com opções de intercâmbio educacional em 35 instituições de ensino

Foto: Divulgação

O Governo da Austrália anunciou, por meio de seu Departamento da Educação, a criação do Destination Australia Program, que concederá bolsas de estudos voltadas aos públicos nacional e internacional. Ao todo, são 35 universidades e instituições de ensino técnico profissional vinculadas, que compartilharão suas rotinas acadêmicas e receberão os bolsistas selecionados já a partir deste semestre letivo.

Os brasileiros que têm interesse em participar podem se candidatar às bolsas. Para isso, é necessário procurar diretamente as instituições de ensino participantes. Cada unidade educacional é responsável em determinar as suas regras para a seleção dos candidatos e as formas de administração das bolsas. A lista das entidades envolvidas está disponível no site do Departamento de Educação: https://docs-edu.govcms.gov.au/node/53084. De acordo com o governo australiano, o país possui 25.604 alunos brasileiros residentes, sendo o Brasil, o 4º maior mercado na Austrália em número de matrículas, principalmente em cursos de inglês e profissionalizantes.

Para o Conselheiro de Educação da Embaixada da Austrália, Mathew Johnston, o Destination Australia Program se destaca pelas vivências que oferecerá a públicos distintos. “Além do contato com o universo cultural e educacional do país, o interessado poderá ter acesso a novas oportunidades de emprego, e participará ativamente da produção do conhecimento científico da Austrália, que envolve, principalmente, as áreas de agricultura, ciência marinha e medicina tropical”.

Aos selecionados, o programa oferecerá uma bolsa anual no valor aproximado de R$ 42.900 (AU$15.000, em dólar australiano). Esta quantia poderá ser usada na gestão da mensalidade do curso, acomodação, alimentação, e outros custos de vida. O Destination Australia Program oferece bolsas que contemplam desde o ensino técnico profissionalizante, até cursos de bacharelado, mestrado e doutorado.

Atualmente, a Austrália é o terceiro maior destino para estudantes no exterior, por conta da qualidade educacional e das suas possibilidades de empregabilidade. “Criamos o Destination Australia Program para aproximar organizações australianas da população internacional, gerando assim, uma rede de conhecimento plural. O nosso objetivo é destacar as instituições de ensino que se encontram em áreas mais regionais e remotas da Austrália, para que elas possam difundir suas produções acadêmicas globalmente”, detalha Johnson.

Para saber mais informações, acesse a página oficial do Destination Australia Program: https://www.education.gov.au/destination-australia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo