Por que a Bolsa de Valores é o investimento ideal atualmente?

Entenda porque a situação atual do Brasil é favorável para realizar investimentos na Bolsa de Valores

Para muitos, a ideia de investir em ações da bolsa parece algo distante da realidade, entretanto a situação não é bem assim. Muito se engana quem acredita que obter uma pequena parte de uma grande empresa ou ser sócio e ter participação nos lucros são ações exclusivas de grandes investidores.

Hoje em dia, a maneira mais segura e eficaz de alcançar certos objetivos financeiros é investindo na Bolsa de Valores. Esse tipo de ação se tornou ao longo dos anos bem mais acessível para grande parte da população, visto que as pessoas passaram a compreender melhor como funciona o mundo dos investimentos e também possuem mais acesso a informações sobre grandes empresas do mundo inteiro.

Foto: Shutterstock

É hora de se diferenciar

No mundo todo o número de investidores na Bolsa de Valores cresceu, mas aqui no Brasil esse crescimento ainda é bastante lento. De acordo com dados divulgados pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) em maio de 2019, o mês de abril do mesmo ano alcançou o recorde de 1 milhão de investidores físicos.

Parece muito, não é? Apesar de ser um marco na história dos investimentos do nosso país, esse número representa apenas meio por cento da população brasileira total. Assim, o Brasil ainda se encontra em uma realidade muito distante de países como a China, onde o percentual de investidores se encontra em 30% da população total do país.

De acordo com especialistas da área, os brasileiros ainda não conseguiram enxergar outras formas de investimento além da boa e velha poupança.

Apesar de ser um dos mais seguros, também é um dos que rendem menos e possui uma taxa de crescimento mínima. Boa parte das pessoas permanece com essa escolha por falta de conhecimento e por ainda acreditar que apenas quem tem muito dinheiro pode investir na bolsa e obter sucesso.

Aproveite o contexto econômico favorável

O índice de 1 milhão de investidores atingido no ano de 2019 foi resultado de uma campanha levantada pela própria Bovespa para mostrar para a população brasileira que o mercado financeiro está ao alcance de todos. Somado ao crescimento do número de investidores está o momento econômico pelo qual o Brasil está passando.

Economistas apontam que o cenário econômico atual encontra-se ideal para investir em ações. Com a aprovação da Reforma da Previdência, os valores concedidos a aposentados e pensionistas deve ser reduzido, levando à criação de um colchão financeiro próprio.

Além disso, a Taxa Selic se encontra em uma baixa histórica e atingiu o índice de 4,5% ano. O que significa que os investimentos conservadores – preferidos pelos brasileiros (Poupança e Tesouro Direto) – estão com rendimentos baixos. Assim, o dinheiro aplicado dessa forma não rende da melhor maneira.

É possível investir sem sair de casa

Para muita gente quando a expressão Bolsa de Valores é citada as imagens que vêm à cabeça são de muita confusão, pessoas gritando enquanto telões expõem gráficos de compreensão impossível. Apesar de ser uma associação muito comum, não é bem assim que funciona um investimento na bolsa.

Hoje em dia já é possível comprar e vender ações por meio da internet, no conforto de casa. Não há mais a necessidade de comparecer pessoalmente à Bolsa de Valores. Basta se cadastrar em um Home Broker – sistema que permite a compra e venda de ações – e responder algumas perguntas que irão definir o seu perfil de investidor, podendo ser conservador, moderado ou agressivo.

Assim, é possível aplicar seu dinheiro sem sair de casa e de acordo com as suas expectativas e objetivos. É necessário lembrar que, apesar de ser um mercado com maior probabilidade de ganhos, a volatilidade do mesmo pode ser uma armadilha. De um dia para outro o cenário econômico pode mudar completamente e alterar o seu rendimento.

Dessa forma, a principal regra para iniciantes é: manter uma carteira de investimentos diversificada. Ao aplicar o seu dinheiro em frentes diferentes você minimiza a possibilidade de perdas e mantém o seu dinheiro mais seguro. Já imaginou apostar tudo em um investimento só e perder todo o seu dinheiro.

A oscilação própria da Bolsa de Valores transforma as ações em investimentos ideais para médio e longo prazos. Assim, para iniciantes pode parecer que não vale a pena. Não pense dessa forma! Todos nós temos objetivos de longo prazo que devem ser planejados com antecedência e investir em ações na bolsa pode ser a solução ideal para você ganhar um dinheiro extra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo