Acupuntura animal: benefícios e riscos da prática em pets

Método veterinário tem atraído adeptos que possuem animais de estimação

Buscando fugir da medicina ocidental, que propõe a utilização de medicamentos, inúmeras pessoas buscam tratamentos alternativos para seus problemas de saúde. Uma dessas alternativas é a acupuntura, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) há 20 anos e com cada vez mais adeptos no Brasil.

O procedimento comum aos seres humanos também pode ser aplicado em animais e é capaz de trazer inúmeros benefícios para o pet. A moda está pegando e tem muita gente aderindo à prática.

“O tratamento através da acupuntura visa restabelecer o equilíbrio do organismo do paciente. É um método terapêutico que se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo, a fim de restaurar e manter a saúde. Esses pontos possuem grande concentração de terminações nervosas. Dessa forma, sua estimulação possibilita acesso direto ao sistema nervoso central”, explica a veterinária Marcela Michilato, em entrevista ao site Petcidade.

Cachorros e gatos também podem passar por tratamento de acupuntura – Foto: Justin Veenema

“A acupuntura nos animais segue os mesmos princípios da medicina tradicional chinesa em humanos. Avalia-se o animal como um todo, não somente um sintoma, e, para realizar o tratamento, leva-se em consideração desde a idade até a personalidade e o ambiente em que o animal vive”, afirma Vanessa Ferraz, veterinária e especialista em acupuntura pelo Chi Institute, localizado na Flórida.

O método pode ser realizado em qualquer animal, incluindo gatos, cachorros, cavalos, aves e répteis. Para evitar problemas, o método só deve ser feito por um profissional que seja um médico veterinário e que tenha feito especialização na prática da acupuntura.

Nos cães, por exemplo, a veterinária explica que a acupuntura ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, estimula o sistema imunológico, aumenta a taxa de secreção de neurotransmissores e de neuro-hormônios, alivia a dor e ativa os processos regenerativos e relaxamento do animal.

Para saber se o tratamento está dando resultado, o tutor deve ficar atento ao comportamento do animal: notar se o pet apresenta uma melhora na postura, se está sentindo menos dor e se voltou a realizar atividades que não fazia antes do tratamento. Ainda que não haja uma regra, especialistas indicam que os resultados costumam aparecer após a quarta sessão de acupuntura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo