Ministério da Cidadania repassa R$ 2,5 bilhões para serviços da Assistência Social no país em 2019

Mais de DOIS BILHÕES E MEIO DE REAIS foram repassados pelo Ministério da Cidadania para a Assistência Social nos Estados e Municípios em DOIS MIL E DEZENOVE. Os recursos garantem a manutenção de ações, serviços, gestão e programas voltados ao atendimento direto à população mais vulnerável de todo o país. Do total, a maior parte – DOIS VÍRGULA QUATRO BILHÕES DE REAIS – foi para os serviços de Proteção Social Básica e Especial. O valor restante foi encaminhado para área de Gestão e Programas da rede da Assistência Social.

Para a secretária Nacional de Assistência Social, Mariana Neris, os repasses demonstram o empenho do governo federal em fortalecer o SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

Com os recursos nos Fundos Municipais e Estaduais de Assistência Social, os gestores devem agora realizar o pagamento dos profissionais que atuam no atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco. E também investir nos Centros de Referência de Assistência Social, e nos Especializados, os Cras e os Creas.

A secretária Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho de Mato Grosso do Sul, e também presidente do FONSEAS – Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social, Elisa Cléia Nobre, afirma que os valores serão utilizados na manutenção dos serviços.

Para a área de Gestão e Programas de Assistência Social da rede, o repasse do governo federal passou de OITENTA E UM VÍRGULA OITO MILHÕES DE REAIS. A presidente do CONGEMAS — o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social-, Andréia Carla Lauande, destaca que o recurso deu fôlego aos municípios que não conseguiam manter as contas em dia.

Para saber mais sobre os programas e serviços do Ministério da Cidadania, acesse cidadania.gov.br.

Ouça aqui (2’22”)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo