Inspeção de segurança veicular feita por empresa licenciada pelo Denatran/Inmetro ajuda prevenir acidentes nas viagens de férias

Recomendação de especialistas das empresas especializadas em inspeção de segurança veicular é para que se procure companhias auditadas pelas autoridades de trânsito

Com a proximidade das festas de final de ano, período marcado pela intensificação de viagens, há uma tendência natural de aumentar os acidentes de automóveis nas estradas. Além da atenção e dos cuidados que todo motorista deve ter ao dirigir, para evitar acidentes, a boa condição mecânica do veículo é item indispensável para a perfeita segurança. Dessa forma se torna indispensável a realização de uma completa e eficiente inspeção para detectar e corrigir falhas e defeitos nos veículos.

Foto: Divulgação

Entretanto, essa inspeção não deve ser feita em qualquer lugar. A recomendação dos dirigentes da Angis – Associação Nacional dos Organismos de Inspeção, entidade que congrega companhias especializadas e capacitadas para prestar tais serviços, é para a inspeção seja feita apenas nas chamadas Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs). Essas empresas possuem elevadores e fossos de inspeção dotados de equipamentos adequados e devidamente calibrados, para a realização de inspeções em freios, suspensão, sistemas de direção, verificação de folgas, faróis e demais componentes importantes dos veículos.

Além dessa capacitação técnica, as ITLs também dispõem de profissionais habilitados (engenheiros mecânicos e técnicos), capacitados e com conhecimentos técnicos necessários para realizar serviços de inspeção que efetivamente consigam detectar defeitos e, dessa maneira, evitar acidentes e transtornos futuros.

Vale ressaltar ainda que o artigo 106 do Código de Trânsito Brasileiro e a Resolução do Contran nº 632/2016 atribuem às ITLs, com exclusividade, a atividade de inspeção de segurança veicular, mediante a expedição do Certificado de Segurança Veicular. As ITLs são periodicamente auditadas pelo INMETRO e pelo DENATRAN, de forma a garantir que todas as inspeções sejam feitas de acordo com os respectivos regulamentos e demais normas aplicáveis. Atualmente, o valor médio de inspeção de segurança veicular custa, em média, R$ 200,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo