Polícia Militar de Mato Grosso, concede medalha ‘Mérito de Sangue’ ao Rioverdense, Cabo Alvarenga

Fotos: Paulo Sérgio/Divulgação

As medalhas sempre existiram na história da Polícia Militar e na noite deste sábado (05.09), esta peça circular de metal, repletas de significados, abrilhantou o aniversário dos 98 anos de Benedito Cassiano Alvarenga, Cabo da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. A corporação concede esta medalha para homenagear policiais militares que enalteceram a farda com seus feitos memoráveis e ações heroicas à sociedade mato-grossense. O Prefeito de Rio Verde de MT-MS, a Vice-Prefeita, Dinalvinha Viana, e a vereadora Lidiane Farias, também participaram da cerimônia, bem como familiares e amigos da família Alvarenga. A medalha Mérito de Sangue caracterizada por um colar de cor vermelho, foi criada pelo do decreto n° 814 Novembro em 2011, mas apenas no atual comando, a homenagem começou a ser concedida. A medalha reconhece oficial e praças que tenham sido feridos durante o exercício da atividade policial. Seu Benedito completou no último dia 01 de dezembro 98 anos de idade, sendo que 73 anos são na carreira militar, recebeu do Comando Geral da PM/MT, a Medalha Sangue de Mato Grosso.

A cerimônia de imposição da Medalha Sangue de Mato Grosso, ao Cabo Alvarenga, foi realizada no Sindicato Rural de Rio Verde, pelo Coronel Rodrigues, Subchefe do Estado Maior Geral da Corporação. Presente no evento, o Comandante Geral da Policia Militar do Estado de MT, Coronel PM Jonildo José de Assis, que estava acompanhado pelo pelo Coronel PM Wankley Correa Rodrigues – SubChefe do Estado Maior Geral da PMMT, Coronel PM Wilker Soares Sodré – Comandante do 4° Comando Regional, Tenente Coronel PM Gleber Cândido Moreno – Comandante Adjunto do 4° Comando Regional, Tenente Coronel PM Luis Fernando Oliveira Dias- Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional, Cap PM Luis Claudio Loyola Nunes – Ajudante de Ordens, 2° Ten PM Edmilson Nunes – Força Tática 4° Comando Regional, 2° Ten PM Rosângela Rita Alves Fernandes-Cerimonial e Protocolo, onde realizaram uma belíssima homenagem ao Cabo Benedito Alvarenga pelos serviços prestados ao longa de sua carreira militar no estado de MT.

Fotos: Paulo Sérgio/Divulgação

A medalha Mérito de Sangue de Mato Grosso caracterizada por um colar de cor vermelho, foi criada pelo do decreto n° 814 Novembro em 2011.

A medalha reconhece oficial e praças que tenham sido feridos durante o exercício da atividade policial. CABO, Benedito Cassiano ALVARENGA, Nasceu na cidade de COXIM no dia 1/Dezembro/1923.

No ano de 1944 foi servir o exército na cidade de PORTO MURTINHO, ficou servindo a PÁTRIA, por dois anos consecutivos. Em Janeiro de1946, deu baixa e voltou para COXIM, onde foi trabalhar na C/R (Firma de construção de Rodovias). Em 1950 foram levados para CUIABÁ-MT, para Votar, pois era época de Eleição. Estando lá foi convidado para ingressar na PM do Estado, passando a ser policial militar do COMANDO GERAL.

Em 1951 foi convidado a fazer um curso em CORUMBÁ. Passando a ser CABO DA PM, e no mesmo ano foi destacado para BELA VISTA na fronteira.

Fotos: Paulo Sérgio/Divulgação

Em 1953, foram chamados para atender uma Ocorrência, numa festa na Divisa do Estado. Onde no meio da Briga ocorreu o assassinato do DELEGADO, e um dos Policiais foi retalhado com faca, e o CABO ALVARENGA, foi alvejado com vários tiros, ficando entre a Vida e a MORTE, foi socorrido e levado para a cidade de Campo Grande. Ficando internado no Hospital por (04) meses.

No ano de 1954, devido a ocorrência dos fatos veio a APOSENTAR-SE. Voltou para a cidade de RIO VERDE, e ficou a serviço do GOVERNO no destacamento do (Quinto BPM) até sair sua Aposentadoria Definitiva. Ele é o (3º terceiro filho) de (11 onze irmãos) seus PAIS: o Sr. PEDRO PEDROSO ALVARENGA, e dona HELIBERTA da COSTA ALVARENGA. Foi casado com dona CARMÉLIA DUARTE ALVARENGA, por 44 anos.

Seu bendito é PAI de 08 filhos, AVÔ de 12 netos e BISAVÔ de 20 bisnetos. Continua morando na mesma Casa na RUA: GENERAL OSÓRIO no Centro da cidade de RIO VERDE-MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo